Secretário Igor Eto faz balanço do relacionamento com a ALMG e apresenta pautas políticas prioritárias

Apresentação foi feita, nesta terça-feira (20/12), durante coletiva sobre a gestão 2019 -2022

Imagem ilustrativa -
(Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)

O Governo de Minas Gerais apresentou, nesta terça-feira (20/12), um balanço dos quatro anos de gestão e as perspectivas para o próximo mandato. Com a participação da imprensa mineira, o encontro contou com a presença de todos os secretários de estado e do governador Romeu Zema. A relação política entre executivo e legislativo foi apresentada pelo Secretário de Governo Igor Eto.

O Secretário iniciou sua apresentação fazendo um balanço sobre o relacionamento com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante o primeiro mandato. “Os primeiros anos foram notoriamente de muita tensão do ponto de vista político, mas com muito diálogo e abertura para entender a realidade que estava posta, percebo que foram quatro anos de amadurecimento e que nos prepararam para que tenhamos um próximo mandato de muito desenvolvimento e avanços para Minas Gerais”.

Igor Eto falou sobre os planos para o futuro do estado e ressaltou a importância dos parlamentares atuarem junto com o governo agregando ideias e trabalhando por melhorias para o povo mineiro.

No próximo mandato serão priorizados dois eixos. O primeiro está relacionado à responsabilidade, estabilidade e sustentabilidade fiscal de Minas Gerais, que serão possíveis com a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), que aguarda aprovação da ALMG.

“Os últimos quatro anos foram de arrumação da casa, mas para que possamos manter isso de forma estruturada e sustentável durante décadas, precisamos ainda adotar algumas medidas legislativas importantes, como é o caso da adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Estamos seguindo o curso natural, dialogando com a Assembleia e aguardando a aprovação”, afirmou Igor.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Nunes Marques, autorizou o governo estadual a avançar na adesão ao RRF, mas a apreciação do projeto pelos parlamentares mineiros continua sendo necessária e também é um desejo do Executivo. “Nós, do governo estadual, temos o desejo do mais puro republicanismo de debater com a ALMG. É lá que se discutem as pautas de Minas e o regime é algo que irá influenciar a vida de todos nós nos próximos anos”.

O segundo eixo está relacionado ao desenvolvimento. “Geração de emprego e renda é o objetivo que vamos perseguir nos próximos anos. Mas sabemos que para que possamos atrair empresas para gerar emprego e renda no nosso estado precisamos de todo um arcabouço de infraestrutura, saúde, segurança, educação”, destacou Eto.

Para alcançar o desenvolvimento que a gestão espera, o secretário enfatizou a necessidade da desestatização. “Não é simplesmente uma questão ideológica. É uma questão prática. Precisamos que as nossas companhias possam cada vez mais destravar o investimento e melhorar sua prestação de serviços”.

Ele também pontuou que a pauta será amplamente debatida com os deputados. “São pautas que serão apresentadas com muito diálogo, paciência e sabedoria. Levadas a cada um dos 77 parlamentares. Queremos discutir e mostrar a solução que nós temos e também agregar propostas para construirmos juntos. Sempre com muito respeitos às carreiras das companhias, aos prestadores de serviços e clientes”

Sobre a relação com o governo federal eleito, Eto afirmou que Minas Gerais possui pautas das quais não irá abrir mão e que a pretensão é que haja muito diálogo. “Teremos uma relação institucional, que esperamos ser harmoniosa, de respeito e frutífera, pensando no bem dos mineiros”.

O secretário também agradeceu a parceria dos gestores das demais pastas e falou sobre a satisfação de fazer parte da gestão. “Tenho orgulho de fazer parte de um governo com números tão bons, mas, mais do que isso, com projetos tão edificantes para o estado de Minas Gerais”, finalizou.

Quatro anos de arrumação da casa

A abertura da entrevista coletiva de balanço da gestão foi feita pelo governador Romeu Zema, que destacou o bom trabalho realizado pelos secretários presentes e disse que os avanços estão impactando positivamente a vida do povo mineiro.  Com melhorias na infraestrutura das escolas e estradas, com reforço no atendimento ofertado pela saúde, segurança e demais pastas.

“Há quatro anos, estava tudo parado e com dívidas, a situação era caótica. Hoje, tudo isso é passado. Temos muito o que fazer ainda, mas tudo está encaminhado e acontecendo. O nosso futuro, em Minas, é de muita esperança e realizações”, afirmou o governador.

Zema também falou sobre o trabalho realizado com os deputados mineiros. “Estamos caminhando junto com os parlamentares e isso vai fazer com que muitas realizações que não foram possíveis nesse primeiro governo, sejam no segundo”, concluiu.