Municípios mineiros recebem viaturas que auxiliarão no fortalecimento da Polícia Militar de Minas Gerais

Foram anunciadas 275 viaturas da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), das quais 232 foram entregues no evento e beneficiarão 182 municípios

Imagem ilustrativa -
(Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)

O trabalho das forças de segurança tem tornado Minas Gerais um estado cada vez mais seguro.  Visando fortalecer ainda mais as ações realizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), nesta segunda-feira (19/12), o Governo de Minas anunciou a entrega de 275 viaturas da PMMG. Também foram entregues 57 desencarceradores (tesouras hidráulicas) para o CBMMG e o investimento de R$ 12 milhões para equipar os Colégios Tiradentes com painéis de energia fotovoltaica.

Os automóveis representam um aporte de mais de R$ 36 milhões, provenientes do caixa estadual, de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Fundo Nacional de Segurança Pública e de emendas da bancada mineira na Câmara dos Deputados. Duzentas e trinta e duas viaturas foram entregues durante o evento. Uma parcela já havia sido colocada à disposição da PMMG anteriormente e o restante estará em operação até o final do ano.

Entre as viaturas entregues, 168 foram adquiridas com recurso de emenda da Bancada Mineira no Congresso Nacional e serão distribuídas aos batalhões das 19 regiões da PMMG; 22 são oriundas de convênio com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e atenderão à Polícia Militar Rodoviária; 10 foram adquiridas com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, para uso na prevenção de violência doméstica; e 75 são provenientes da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE/) e a PMMG para a realização do Programa Educacional de Resistência às Drogas. Os desencarceradores também foram adquiridos com recursos de emenda da Bancada Federal Mineira.

No evento, o Secretário de Estado de Governo, Igor Eto, agradeceu a confiança dos parlamentares no Executivo e destacou a importância da união dos poderes em prol do povo mineiro. “Essa entrega representa a união de esforços de todas as esferas de poder do nosso estado. Quando essa união em nome da boa política acontece, o resultado é visto pela população. Muito obrigado a todos pela confiança no Governo de Minas Gerais e nas nossas corporações de segurança. Obrigada por caminharmos juntos”.

Já o Governador Romeu Zema exaltou o trabalho conjunto com os deputados estaduais e federais e destacou que Minas irá avançar ainda mais. “O futuro de Minas será muito bom nos próximos quatro anos. Temos tudo planejado para que Minas continue avançando e vai avançar mais rápido do que nessa gestão que estamos encerrando”.

Representando a Bancada Mineira no Congresso Nacional, o deputado Delegado Marcelo Eduardo Freitas reforçou a parceria dos parlamentares federais com o governo mineiro. “O senhor governador pode contar integralmente com a bancada federal para que possamos executar a política pública da melhor maneira possível.”.

O prefeito de Boa Esperança e vice-presidente da Associação Mineira de Municípios, Hideraldo Henrique Silva, falou sobre a importância das viaturas e desencarceradores para a população. “São equipamentos de suma importância para que tenhamos mais segurança em Minas Gerais. Nós, prefeitos, agradecemos essa união entre o governo e os deputados”.

Painéis de energia fotovoltaica

Por meio de uma parceria entre a SEE/MG e a PMMG, a partir do próximo ano, todos os 30 Colégios Tiradentes de Minas Gerais contarão com painéis de energia fotovoltaica e serão autossustentáveis. A previsão é que sejam investidos R$ 12 milhões na iniciativa.