Apoio técnico aos municípios é tema da Pesquisa de Satisfação Anual da Sedese

Preenchimento das informações da pesquisa pode ser feito até o dia 30 de novembro

Imagem ilustrativa -
(Foto: Divulgação Sedese)

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) iniciou, nessa segunda-feira (7), a Pesquisa de Satisfação Anual em relação ao trabalho de apoio técnico oferecido aos municípios mineiros por meio de suas 22 Diretorias Regionais. O público-alvo da pesquisa inclui gestores e técnicos municipais da pasta de Desenvolvimento Social e de equipamentos socioassistenciais, e tem como objetivo captar a percepção das equipes sobre o trabalho realizado pela Sedese Regional ao longo do ano. Para participar, basta clicar aqui (https://forms.gle/18CR3ysMt3s6eXsH9) e preencher a pesquisa até o dia 30 de novembro.

Esse modelo de pesquisa busca compreender o ponto de vista do público-alvo sobre o trabalho que a Sedese Regional oferece, as oportunidades ou mesmo gargalos no processo de apoio técnico. O estudo também busca observar a satisfação dos municípios com o suporte recebido, de modo que o trabalho das Regionais passe por melhorias contínuas.

A consulta, organizada pela Diretoria de Coordenação Regional da Sedese, subsidia o cálculo do Índice de Desempenho das Regionais (IDR), medido anualmente. Entre 2017 e 2021, o IDR apresentou um aumento de 5%.

“Em 2022 a Pesquisa completa seis anos de aplicação e faz parte do modelo de gestão cíclica das Regionais Sedese. Planejamos as ações, executamos, monitoramos e avaliamos os resultados, promovendo uma reflexão sobre os objetivos e metas pactuadas, além dos resultados alcançados junto aos municípios para melhoria contínua. O nível de satisfação geral, obtido por meio do IDR, passou de 87%, em 2017, para 91%, em 2021, e nossa expectativa é seguir melhorando a qualidade do trabalho ofertado”, explicou a diretora de Coordenação Regional, Fabiana Andrade.

Contexto

A oferta desse apoio aos municípios consiste em fornecer orientações para gestores e técnicos municipais sobre ações, normativas e políticas públicas da área do desenvolvimento social. A ideia é contribuir para o aprimoramento da execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Essas ações podem ocorrer nas modalidades presencial ou à distância, de forma individualizada ou em grupos de municípios. Algumas estratégias consistem em Apoio Técnico Individualizado, Visita Técnica aos municípios, Encontro Regional de Gestores, Câmara Técnica, Capacitação/Treinamento, Comitê de Gestão, Evento de Boas Práticas, Grupo de Trabalho, Oficina, Roda de Conversa, Seminário, Webinário, dentre outros.

A partir de 2019, ocasião em que o governador Romeu Zema assumiu o comando do Estado, foram incorporadas novas políticas públicas no escopo de atuação da Sedese. Além do apoio às ações da política de Assistência Social, as Regionais iniciaram o apoio às políticas públicas das outras seis áreas de atuação da Sedese, sendo elas: Direitos Humanos, Trabalho e Emprego, Segurança Alimentar, Habitação, Políticas sobre Drogas e Esportes.

A Pesquisa de Satisfação aplicada em 2021 reforçou a importância e a necessidade da continuidade das ações desenvolvidas pela secretaria, em âmbito regional, como mostra o relato de um gestor municipal que participou do trabalho.

“Diante dessa pandemia que impôs muitas dificuldades e limitações, além de todos os demais obstáculos, quero deixar registrada a nossa gratidão a toda equipe da Sedese Regional, que não mediu esforços para nos apoiar e orientar em todas as dúvidas que iam surgindo. Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, o nosso muito obrigada, e esperamos contar com este suporte”, finalizou o gestor, cuja identidade fica restrita aos coordenadores do estudo.

Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social