Secretário de Governo participa da cerimônia de instalação do TRF-6
Nova corte ficará responsável pela segunda instância em Minas Gerais e foi desmembrada do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Compartilhar notícia
- ícone de compartilhamento
O Secretário de Estado de Governo, Juliano Fisicaro, participou, nesta sexta-feira (19/8), no Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte, da solenidade oficial de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6).
A cerimônia contou ainda com a presença de autoridades como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o presidente da República, Jair Bolsonaro, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do presidente da Câmara, Arthur Lira, do procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, e do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.
A nova corte terá jurisdição exclusiva em Minas Gerais, que responde atualmente por quase 40% da demanda do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). O governador mineiro lembrou que a instalação do TRF6 é uma demanda histórica, de mais de 20 anos. “Essa novidade se faz essencial há tempos pela quantidade de processos que aqui temos, em comparação com outros estados, e pela relevância de Minas dentro do TRF da 1ª Região. Além de ser necessária do ponto de vista de atendimento e do ponto de vista político, é uma decisão que trará melhoria no atendimento ao cidadão mineiro”.
O TRF-6 terá como sede o prédio da Justiça Federal em Belo Horizonte, no bairro Santo Agostinho, e será composto por 18 desembargadores. Eles foram nomeados a partir de listas votadas pelo STJ, das listas tríplices de membros do Ministério Público Federal (MPF) e da advocacia, conforme regra do quinto constitucional. Durante a solenidade de instalação do TRF da 6ª região, foram eleitos, por aclamação, os nomes para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral para o biênio 2022-2024.
Composição de desembargadores do TRF-6:
1) Mônica Sifuentes (presidente);
2) Vallisney de Souza Oliveira (vice-presidente e corregedor-geral);
3) Klaus Kuschel;
4) André Prado de Vasconcelos;
5) Simone dos Santos Lemos Fernandes;
6) Luciana Pinheiro Costa;
7) Pedro Felipe de Oliveira Santos;
8) Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes;
9) Álvaro Ricardo de Souza Cruz;
10) Edilson Vitorelli Diniz Lima;
11) Flávio Boson Gambogi;
12) Grégore Moreira de Moura;
13) Ricardo Machado Rabelo;
14) Lincoln Rodrigues de Faria;
15) Marcelo Dolzany da Costa;
16) Rubens Rollo D'Oliveira;
17) Evandro Reimão dos Reis;
18) Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho.
A presidente do TRF-6, Mônica Sifuentes, apontou os desafios diante da formação da nova corte. “A criação de um tribunal moderno, que utilize com segurança e eficácia as novas tecnologias da informação, e ferramentas de inteligência artificial, é um projeto que está na raiz da concepção do TRF-6. Não bastam palavras soltas ao vento, são necessárias obras, somente os resultados que viemos alcançar falarão por si. ”, disse, dirigindo-se também aos colegas.
“Nós, os juízes federais que servimos em Minas Gerais, assumimos o compromisso de criar um tribunal que traga não apenas um serviço judicial de qualidade, mas, sobretudo, que restabeleça na população mineira e brasileira a esperança e a fé na Justiça”, avaliou.
Com informações da Agência Minas
Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições