Governo de Minas lança edital para pavimentação e melhoramento da LMG-680, no Noroeste mineiro

Demanda de melhorias na rodovia é antiga; recursos previstos são de R$ 45 milhões e obras compreendem dois trechos com total de 68 quilômetros

Imagem ilustrativa - O secretário Igor Eto com os participantes da reunião em que foi lançado o edital
O secretário Igor Eto com os participantes da reunião em que foi lançado o edital (Foto: Cristiano Machado / Imprensa MG)

O Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), lançou, nesta quarta-feira (17/11), em Belo Horizonte, o edital de obras da LMG-680, rodovia localizada na região de Paracatu, no Noroeste mineiro, também conhecida como “Estrada de Entre Ribeiros”. A publicação oficial no Jornal Minas Gerais foi realizada nesta quinta-feira (18/11).

O edital contempla a pavimentação e o melhoramento de um total de 68 km de extensão de dois trechos da rodovia (um trecho com 40,4 quilômetros e outro com 27,6 quilômetros) e a construção de uma ponte sobre o Rio Paracatu. Os custos previstos das obras são de R$ 45 milhões, e os recursos são provenientes do Termo de Medidas de Reparação de Brumadinho e da prefeitura de Paracatu, que repassará, por meio de convênio a ser firmado, verbas próprias e doações realizadas pela Associação dos Beneficiários da LMG-680. O documento foi assinado pelo secretário de Estado de Governo, Igor Eto, pela chefe de gabinete da Seinfra, Carolina Vespúcio e pelo diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Robson Santana.

"A viabilização do projeto irá levar mais crescimento socioeconômico, emprego e geração de renda para a região. “A LMG-680 é a principal via de escoamento de toda a produção agropecuária da região e espera há anos pela pavimentação adequada. O lançamento deste edital é mais um exemplo de que, quando os setores público e privado se unem para poder gerar desenvolvimento para a sociedade, as mudanças necessárias acontecem e é possível promover a melhoria da qualidade de vida dos mineiros”, destacou o secretário Igor Eto.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, participou de forma remota do evento de lançamento do edital. "Essa será mais uma importante obra no âmbito do Programa Abrace uma Rodovia, uma ação que tem permitido a deputados estaduais e federais destinarem emendas parlamentares para a recuperação de trechos da malha rodoviária mineira em diversas regiões do estado", ressaltou.

Marco na história do Noroeste mineiro

O anúncio das obras na LMG-680 levou esperança às lideranças da região. Para o prefeito de Paracatu, Igor Santos, o lançamento do edital é o maior investimento público na região Noroeste de Minas nos últimos 40 anos.

“É um investimento robusto, que não estamos acostumados a receber, e isso vai transformar a produção agrícola na região, que tem as áreas mais irrigadas da América Latina. A pavimentação da LMG-680 é um marco na história de Paracatu e no Noroeste mineiro”, ressaltou o prefeito de Paracatu, Igor Santos.

O presidente da Associação LMG-680, Geraldo Pimentel Barbosa Filho, falou sobre a pavimentação ser uma antiga demanda da região. “Tivemos promessas de presidentes e governadores que estiveram na rodovia pra ver de perto as necessidades e essa obra nunca saiu. Hoje é um dia muito especial, o sonho acaba aqui e já começa a virar realidade, essa obra vai sair. Fizemos a nossa parte com a doação à prefeitura de Paracatu, tamanha a importância que a melhoria da Estrada de Entre Ribeiros tem para o desenvolvimento socioeconômico da região. Se é pra ser exemplo de parceria com o poder público para fazer as coisas acontecerem, que sejamos bons exemplos. Essa pavimentação vai promover muitas melhorias para a nossa região e Minas como um todo”, concluiu.

Também participaram da cerimônia de assinatura do edital a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini; o deputado estadual Bosco (Avante); o deputado estadual Doorgal Andrada (PATRI); o prefeito de João Pinheiro, Edmar Xavier Maciel e  o prefeito de Natalândia e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Mineiro (Amnor), Geraldo Magela.

O convênio que permitirá o repasse dos recursos da Prefeitura Municipal de Paracatu ao Governo de Minas ainda será finalizado e publicado oficialmente.

Fonte: Segov MG