Secretários de Estado reúnem-se com prefeitos do Território Norte

Odair Cunha e Sérgio Menezes receberam prefeitos para discutir a Segurança Pública no Norte do Estado

Imagem ilustrativa - Odair Cunha destacou que será feito um Plano Emergencial de Intervenção.
Odair Cunha destacou que será feito um Plano Emergencial de Intervenção. (Foto: Werlison Martins/ Ascom Segov)

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, e o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, receberam na tarde desta terça-feira (2/5), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, uma comitiva de prefeitos do Território Norte. O objetivo da reunião foi discutir ações para qualificar a Segurança Pública na região, que vem sofrendo com o aumento do índice de criminalidade.

Entre as reivindicações, os representantes do executivo municipal solicitaram o aumento do efetivo e a renovação da frota de veículos da Polícia Militar, além da possibilidade de instalação de um Centro de Ressocialização de Menores Infratores no município de Janaúba.

Sensibilizado com a situação, Odair Cunha destacou que será feito um Plano Emergencial de Intervenção, com o objetivo de criar uma força-tarefa para baixar o índice de violência nos municípios. “É preciso uma ação conjunta entre as polícias Militar e Civil e órgãos governamentais para que possamos ter um mapa claro da criminalidade na região e, em seguida, articular-se para que tenhamos resultados efetivos. Podemos adiantar que serão disponibilizadas novas viaturas em melhores condições de uso, além do aumento do efetivo de policiais”, afirmou.

De acordo com o secretário, com o reforço de mais de 1.800 novos soldados que irão atuar nas ruas e nos batalhões do interior do estado, o Batalhão de Janaúba será beneficiado com 53 novos policiais, que levarão mais segurança à população.

Prevenção

Para Sérgio Menezes, outra ação que deverá ser tomada está relacionada ao aprimoramento de medidas preventivas. “O planejamento deve estar sempre voltado para a Educação, não podemos discutir somente ações corretivas. Vamos trabalhar para apresentar propostas eficazes que visam solucionar e prevenir os problemas com adolescentes infratores”, disse.

O encontro contou com a presença de prefeitos da região da Serra Geral; dos deputados estaduais Tadeu Leite, Paulo Guedes e Gil Pereira; do secretário executivo do Território Norte, Sued Botelho; de representantes da Associação Comercial e Industrial de Janaúba; além de representantes do Conselho Maçônico de Janaúba.

Fonte: Ascom Segov