Governo de Minas Gerais recebe novos voluntários da Bélgica

Novos voluntários belgas foram recepcionados pela Assessoria de Relações Internacionais. Eles irão trabalhar na administração pública estadual

Imagem ilustrativa -
(Foto: Philippe Hipólito - Segov)

A Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), realizou nesta segunda-feira (06/03), na Cidade Administrativa, evento de acolhimento de novos voluntários da Bélgica, que irão trabalhar em Minas Gerais. O encontro também contou com a participação do diretor da Câmara de Comércio Bélgica – Brasil, Nicolas Crutzen, além de representantes das secretarias que irão receber esses voluntários, como as Secretarias de Direitos Humanos e Participação Social e Cidadania (Sedpac), Cultura (SEC), Saúde (SES), e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Essa ação faz parte do Programa de Voluntariado Internacional de Minas Gerais, que no ano passado teve a participação de 16 voluntários estrangeiros. “Fazemos um casamento entre as nossas políticas públicas e a expertise dos voluntários estrangeiros que estão aqui. Procuramos dentro do Governo do Estado as áreas que são mais parecidas com o perfil de cada um. Assim, podemos aprender com a bagagem estrangeira e eles também podem contribuir com as políticas públicas de Minas Gerais”, destacou o assessor de Relações Internacionais, Pedro Braga. Ele ainda acrescentou que o voluntariado tem duração mínima de 3 meses e pode se estender por mais tempo.

O responsável pelo Programa de Intercâmbio com belgas, Nicolas Crutzen, disse que o Brasil é um parceiro econômico muito importante para a Bélgica. “Queremos fortalecer essa movimentação econômica. Vários belgas já participaram desse programa em Florianópolis, Fortaleza, Maceió e Salvador. Em Belo Horizonte, o programa está funcionando muito bem, pela parceria com o Governo de Minas Gerais, o bom acolhimento e a dinâmica positiva”, elogiou Crutzen.

Voluntários estrangeiros

Durante o primeiro semestre de 2017, o Governo da Região da Valônia mandou sete belgas para o estado mineiro. Uma das voluntárias é Manon Libert, estudante de Direito, que vai trabalhar na Sedpac. “Tenho muita vontade de conhecer as políticas públicas em Minas Gerais e saber como se desenvolvem e funcionam os direitos humanos num nível governamental. Estou com muitas expectativas”, exaltou Libert.

Outra voluntária que vai atuar na Sedpac é Anais Poncelet. Já Gabriel Bahiani ficará no Indi, Martin Heyde na SEC, Quentin Minne em um escritório de advocacia e Sarah Souhail vai para a SES. Sarah será a primeira voluntária belga a trabalhar no interior, na Superintendência Regional de Saúde de Diamantina, que no ano passado já recebeu duas voluntárias da América do Sul. Por fim, Delphine Camberlin, que vai atuar em uma agência de comunicação e propaganda, chegará em Minas Gerais nos próximos dias.

No segundo semestre de 2016, o Governo de Minas Gerais recebeu quatro voluntários belgas que trabalharam em projetos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), do Indi e da própria ARI.

Fonte: Ascom Segov