Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Secretaria de Governo divulga aprovados em programa de treinamento no Japão

Programa de Treinamento Técnico no Japão ofereceu uma bolsa destinada a servidores públicos e outra para não servidores

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais (Segov), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), juntamente com representantes japoneses definiram os dois candidatos mineiros aprovados para o Programa de Treinamento Técnico no Japão, oferecido aos cidadãos por meio de cooperação internacional entre o estado mineiro e a Província de Yamanashi. As inscrições para as duas bolsas se encerraram no dia 18 de janeiro.

No total 38 pessoas participaram do processo seletivo, sendo 29 para o programa de servidores públicos e 9 para o de não servidores. O número de candidatos vindos do interior aumentou em relação aos anos anteriores. Foram 10 das mais diversas cidades, como Uberlândia, Divinópolis, Varginha, Governador Valadares, Ipatinga, São João Del Rei, Pará de Minas, Itabira e Sete Lagoas.

Os candidatos aprovados, que estão nos preparativos finais para embarcar para o Japão, são: André Luiz Guimarães Amorim, para a bolsa Local Government Officials Training Program – LGOTP (destinada a servidores públicos) e Rainier Augusto Ferreira Sales para a bolsa Trainee Técnico 2017 (destinada a não servidores). Os processos seletivos foram realizados em três etapas.

Desde seu estabelecimento em 1996, o LGOTP recebeu 1.023 trainees de 36 nações. O servidor público André Luiz inicia o treinamento no dia 21 de maio. A primeira fase será na província de Shiga, e depois o candidato seguirá para Yamanashi. Em relação ao Trainee Técnico, desde o início do programa já foram beneficiadas mais de 350 pessoas de 17 países. Aprovado para esta bolsa, Rainier Augusto começará seu treinamento prático na província de Yamanashi no dia 01 de junho.

“Após o retorno ao Brasil, a expectativa é de que ambos utilizem em Minas Gerais as valorosas experiências obtidas enquanto treinavam no Japão e continuem a desenvolver um papel ativo na promoção das relações amigáveis com Yamanashi”, ressaltou a assessora chefe da ARI, Carolina Vespúcio.

Um dos beneficiados pelo programa é Guilherme Pagliara, que atualmente trabalha na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). Ele fez o treinamento no Japão em 2015. “No início, morar em um país tão diferente por 8 meses pode parecer complicado, mas a famosa hospitalidade japonesa e o aprendizado constante fazem parecer fácil.  O Programa de Treinamento Técnico no Japão oferece uma oportunidade única.  Através do treinamento o participante pode imergir na cultura japonesa, vivenciar a realidade do setor público local e se relacionar com servidores públicos de diversos países do mundo. Para mim, a experiência de trabalho e de vida foi incrível e altamente enriquecedora”, elogiou.

Fonte: Ascom Segov

Últimas Notícias