Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Ciclo de Debates sobre Diálogos Internacionais reúne servidores e especialistas em quatro encontros

Aproximadamente 100 pessoas participaram dos debates no BDMG. Nesta sexta (2/12), o tema abordado foi “Diálogos de Ensino”

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), realizou nesta sexta-feira (2/12) o último evento do Ciclo de Debates: Diálogos Internacionais. Aproximadamente 100 participantes, entre servidores e especialistas, discutiram em quatro rodadas, com temáticas diferentes, as iniciativas de relações internacionais existentes no Governo do Estado, hoje realizadas isoladamente por cada secretaria ou órgão. Os encontros aconteceram na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte.

O tema desta sexta-feira foi “Diálogos de Ensino”, que reuniu as secretarias de Estado de Educação (SEE), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). Tiveram espaço também a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Prodemge (Empresa de tecnologia da informação do Governo de Minas Gerais), a Fundação João Pinheiro (FJP) e Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) . Os debates realizados anteriormente foram sobre Diálogos Sociais (11/11), Diálogos Econômicos (18/11), Diálogos de Sustentabilidade (25/11).

Um dos especialistas neste último debate, Ronaldo Pena, presidente do BHTec – Parque Tecnológico de Belo Horizonte e ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), parabenizou a iniciativa. “É essencial essa oportunidade de discutir, trocar ideias e fazer planos, com a visão de executá-los”, disse. Outra participante que elogiou o evento foi a diretora da Skema Business Scholl, a francesa Patrícia Girod. “Importante estar conectado internacionalmente, colaborar e fazer parcerias para ajudar ao nosso projeto e ao Estado de Minas Gerais”, destacou.

Avaliação Positiva

O assessor da ARI, Pedro Braga, explicou que o Ciclo de Debates - Diálogos Internacionais surgiu de uma demanda interna do Governo do Estado, após a primeira fase do Programa de Internacionalização Regionalizada, em parceria com os Fóruns Regionais de Governo.  Segundo ele, existem muitas ações sendo feitas de relações internacionais no Estado, mas as áreas não se interagiam. “Temos a necessidade de debater as ideias, fazer críticas construtivas e construir estratégias para o futuro. O objetivo do Ciclo de Debates é criar uma sinergia entre essas ações”, disse.

A nova assessora chefe da ARI, Carolina Vespúcio, ressaltou que o retorno dos órgãos sobre os diálogos está sendo bastante positivo e que existem pedidos de novas rodadas com outros temas. Ela acrescentou que será produzido um relatório final do Ciclo de Debates e que a ARI irá promover reuniões com os órgãos que apresentaram interesse em trabalhar em parceria. Novas edições serão realizadas no próximo ano.

Últimas Notícias