Governo do Estado apresenta ações e características mineiras para a Associação Minas International

A Associação visitou a Cidade Administrativa nesta sexta (03/02). Fóruns Regionais de Governo, ações sociais, tradições e turismo foram alguns dos assuntos abordados.

Imagem ilustrativa -
(Foto: Philippe Hipólito - Segov)

A Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), realizou nesta sexta-feira (03/02) evento para recepcionar a Associação Minas International. O objetivo foi apresentar para a Associação algumas ações do Governo do Estado, além da cultura e características de Minas Gerais.

A presidente da Associação Minas International, McClellan Maxine, explicou que a organização conecta estrangeiros e brasileiros vivendo e/ou trabalhando em Minas Gerais através de redes de empresas, engajamento social e programa de desenvolvimento comunitário. Esta se esforça para atingir este objetivo a partir do fornecimento de oportunidades para a melhoria da educação e o intercâmbio de conhecimentos, em inglês, sobre Minas Gerais e a sua cultura. Ela também atua dando apoio e informações aos estrangeiros recém-chegados a Minas Gerais.

Uma das principais ações da Minas International é o programa GlobeStrong, que atua na área social e é coordenado pela mineira Ana Lúcia. Ela destacou que foi importante ver uma sinergia da Minas International com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Belo Horizonte. “Essa visita foi fundamental para os estrangeiros que vieram com a gente. Eles puderam ver várias perspectivas nas áreas social, de negócios, turismo, entre outras”.

Internacionalizar Minas Gerais

O assessor de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Pedro Braga, ressaltou que promover a internacionalização do estado tem benefícios positivos para as políticas públicas em Minas Gerais. “A Minas International promove voluntariado com estrangeiros e realiza ações para comunidades de Belo Horizonte. Queremos interagir e levar isso para o interior. Tornar Minas Gerais conhecida também por meio de ações sociais é uma maneira de internacionalizar o Estado”, destacou.

Uma das ações do Governo atual abordadas foi o programa Fóruns Regionais, modelo de gestão no Estado que busca dialogar com a sociedade para buscar as melhores soluções para a população. Também foram apresentados pontos turísticos, patrimônios históricos e as tradições de Minas Gerais e da capital mineira.

O encontro contou com palestras da ARI, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Intendência da Cidade Administrativa e Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur).

O evento reuniu pessoas de vários países como Brasil, Estados Unidos, Canadá, França, Bélgica, Suíça, Austrália, Quênia e África do Sul. Ao final do encontro, os participantes fizeram um tour para conhecer a estrutura da Cidade Administrativa.

Fonte: Ascom Segov