Governador entrega 105 carros para a Saúde no Sudoeste do Estado e destaca protagonismo dos prefeitos

Com recursos do Tesouro do Estado, investimento de R$ 4,5 milhões beneficia 64 prefeituras e cinco entidades não governamentais

O governador Fernando Pimentel entregou nesta quarta-feira (3/2) em São Sebastião do Paraíso, Território Sudoeste, 105 veículos para serem utilizados na assistência à saúde, entre os quais 20 ambulâncias.

Os veículos beneficiarão 64 prefeituras da região e cinco entidades não governamentais do Território, perfazendo um total de 68 municípios contemplados, e contaram com investimento de R$ 4,5 milhões do Tesouro do Estado. A ação faz parte do programa de Doação de Veículos para atenção à saúde da população dos municípios mineiros, provendo serviços assistenciais.

Ao lado dos secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e da Saúde, Fausto Pereira dos Santos, Pimentel destacou o protagonismo dos prefeitos para encontrar soluções para os problemas mais próximos da população mineira.

“Nesta guerra que a gente enfrenta para construir o bem público, para construir um futuro melhor para Minas Gerais e um presente melhor para todos nós, quem está na linha de frente são os municípios e seus prefeitos”, afirmou, prestando homenagem “aos companheiros dos poderes municipais”.

“Para cidades de três a oito mil habitantes, um veículo desses tem muita importância. Se não tiver o veículo, o prefeito vai transportar a pessoa que precisa de assistência no carro dele. Eu já vi isso muitas vezes no interior. Se não tiver nenhum carro, ele leva no dele, porque é na porta dele que o cidadão vai bater. Todo mundo sabe o nome, onde mora e vai lá na casa dele se a corda arrebentar. Daí a minha absoluta e total solidariedade com os municípios e os prefeitos e as prefeitas do nosso Estado ”, destacou o governador.

Fernando Pimentel disse que, mesmo com dificuldades de caixa, um dos papeis primordiais do governo do Estado é atender os municípios. “A função do governo estadual é, antes de mais nada, atender os municípios, porque é lá que o cidadão e a cidadã de Minas Gerais vivem, sonham, trabalham e constituem família. Então, tem de estar sempre solidário, sempre presente, ainda que com dificuldade. E é com dificuldade que nós compramos os carros que estão aí. Nós estamos licitando mais 300 ambulâncias para o interior inteiro, para os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). É obrigação nossa fazer isso e nós vamos fazer”, garantiu, lembrando ter, na última semana, entregue 24 ambulâncias para o Samu a 11 municípios e três consórcios intermunicipais.

Clima de harmonia

Pimentel voltou a destacar a importância do trabalho e da união entre os Três Poderes no Estado para enfrentar a crise econômica. “Nós não vamos vencer a crise falando mal dos outros níveis de governo. Nós não vamos vencer a crise criticando esse ou aquele que já passou pelo governo ou que vai passar por ele um dia, colocando pedras nos caminhos dos outros. Nós vamos vencer a crise sendo solidários uns com os outros, trabalhando, olhando para frente, diminuindo o tamanho do retrovisor. Nós não temos que olhar para trás, nós temos que olhar para a frente. E, à frente, temos problemas, mas temos, também, um futuro muito bonito. Minas Gerais é um Estado que dá exemplo para o Brasil”, disse.

Segundo o governador, Minas Gerais é um exemplo para o restante do país em termos de diálogo e parceria entre instituições. “Hoje, nós vivemos em Minas Gerais, embora com muita dificuldade financeira e orçamentária, um clima político de extrema conciliação com a Assembleia Legislativa, com a bancada federal, com o Poder Judiciário e com o Ministério Público, que cumpre a sua função de fiscalizar o Executivo, mas tem sido solidário conosco quando a causa pública chama para alguma demanda maior”, completou.

Discursando em nome dos prefeitos que receberam os veículos, o prefeito de São Sebastião do Paraíso, Rêmolo Aloise, afirmou não faltar a eles “vontade de vencer as dificuldades”. “Nós sabemos das dificuldades do dia a dia, principalmente nesta época em que elas têm aumentado. Mas nós temos aptidão e queremos vencê-las. O importante é não fugir do combate, não se acovardar dentro dos problemas”, disse.

O prefeito agradeceu o olhar regional de Pimentel. “Minas se transformou, depois de 10 anos, em outra Minas Gerais. Veio para o interior e chegou até à minha terra natal. Tenho a certeza de que a sua carreira, governador, se alarga e que deixaremos as dificuldades para trás, tornando o retrovisor cada vez menor”. Participaram ainda da solenidade prefeitos dos municípios contemplados, lideranças da área da Saúde, entre outras autoridades.

Beneficiados

Além de prefeituras, receberam veículos a Associação do Hospital São Francisco (Cabo Verde), Santa Casa de Misericórdia (Caldas), Fundação Hospitalar (Paraguaçu), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Passos) e Sociedade Beneficente Waldemar Miguel (Serrania). A prefeitura de Serrania também recebeu veículo.

Fonte: Agência Minas