Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Território Central

Encontro será sediado em Curvelo nesta terça-feira (26/1); serão discutidas as propostas das categorias de Custeio e Gestão

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O município de Curvelo recebe, nesta terça-feira (26/1), a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território Central. O encontro tem como objetivo apresentar aos Colegiados Executivos a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontadas pela população nas etapas anteriores. Neste primeiro momento, estão sendo discutidas as propostas das categorias de Custeio e Gestão.

Cerca de 700 pessoas participaram dos dois encontros realizados no ano passado na região, e 291 necessidades foram levantadas, conforme gráfico abaixo. As contribuições da sociedade serviram como base para a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

                                   

O Território de Desenvolvimento Central é composto por 17 municípios e dividido em dois microterritórios: Central Leste e Central Oeste.

Para a assistente social Fabiana Barbosa e o diretor da Associação de Amparo Social e Cultural, Walter de Araújo, da cidade de Inimutaba, a violência e a droga são os principais problemas da região. "Estamos reivindicando do governo o custeio do tratamento dos usuários. Atualmente atendemos em torno de 120 pessoas", relatam.

Etapa devolutiva

Os mais de 12 mil problemas/necessidades coletados por meio dos formulários de diagnóstico e debatidos por grupos temáticos, entre agosto e outubro de 2015, foram analisados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e categorizadas entre demandas de Custeio, Gestão, Pessoal e Investimentos. O material tratado foi enviado para todas as Secretarias, que ficaram responsáveis por indicar os caminhos possíveis para a solução de cada uma delas.

No início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias