Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Território Mucuri

Encontro será realizado em Teófilo Otoni nesta quinta-feira (14/1); etapas anteriores reuniram 1.206 pessoas

Teófilo Otoni recebe, nesta quinta-feira (14/1), a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território de Desenvolvimento Mucuri. A região é um dos 17 Territórios que estão sendo revisitados pelo Governo do Estado para apresentar ao Colegiado Executivo a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, e como elas foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Com 29 municípios, o Território Mucuri é dividido em três microterritórios: Teófilo Otoni, Nanuque e Águas Formosas. Nas etapas anteriores, 1.206 pessoas participaram dos encontros, levantando 1.596 necessidades e problemas da região.

Colegiado Executivo

O Colegiado Executivo ficará com a missão de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território. O grupo é composto por 25 membros da sociedade civil; 16 representantes do Governo Estadual; prefeitos; vereadores; representantes do Legislativo estadual e federal; Executivo; Judiciário - Ministério Público, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Defensoria Pública Estadual.

Etapa devolutiva

Os mais de 12 mil problemas/necessidades coletados por meio dos formulários de diagnóstico e debatidos por grupos temáticos, entre agosto e outubro de 2015, foram analisados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e categorizadas entre demandas de Custeio, Gestão, Pessoal e Investimentos. O material tratado foi enviado para todas as Secretarias, que ficaram responsáveis por indicar os caminhos possíveis para a solução de cada uma delas.

Assim, no início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.

Fonte: Agência Minas