Secretários executivos dos Fóruns Regionais se reúnem para alinhar atuação

Secretariado que representará o Governo estadual nos 17 Territórios de Desenvolvimento se encontrou pela primeira vez para reunião de alinhamento

secretarios-executivos-dos-foruns-regionais-se-reunem-para-alinhar-atuacao-site

Os secretários executivos dos Fóruns Regionais de Governo, criados neste ano para ser a principal instância de aproximação entre a população e a administração estadual, se encontraram pela primeira vez na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para uma reunião de apresentação e capacitação. Eles vão representar o Governo de Minas Gerais em cada um dos 17 Territórios de Desenvolvimento, também criados este ano para abrigar os fóruns, e serão os responsáveis pelo diálogo com a sociedade, com os órgãos regionais da administração direta e indireta, bem como pela articulação e mobilização dos fóruns em seus respectivos territórios, além de apoiar tecnicamente todas as suas etapas de funcionamento. A reunião foi realizada na segunda-feira (24/8).

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, participou do encontro e comentou a importância dos secretários executivos nesse novo modelo de gestão que vem sendo implantado no Estado. “A participação popular é o caminho mais viável e transparente para se governar um estado tão heterogêneo como Minas Gerais. Vamos fazer com que as decisões políticas não sejam tomadas pura e simplesmente com números e estatísticas na Cidade Administrativa. Por isso, os secretários executivos terão papel fundamental no diálogo com a sociedade, para buscarmos as melhores soluções para a população de forma conjunta”, afirmou.

O encontro também contou com a presença dos secretários-adjuntos de Governo, Francisco Moreira; de Planejamento e Gestão, Wieland Sielberschneider; e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Gabriel Rocha.

Em sua fala inicial, Gabriel Rocha alertou a todos os presentes sobre a importância de se ter “um olhar diferenciado para as pessoas e lugares onde o Estado nunca esteve presente, tais como comunidades quilombolas, ribeirinhas e indígenas”. O secretário Wieland pontuou que “a territorialização foi a escolha política do governador Fernando Pimentel para o enfrentamento dos problemas sociais”, e que “pela primeira vez, vamos ter um diagnóstico por territórios e com a contribuição da população”.

O secretário Francisco Moreira deu as boas-vindas aos novos secretários executivos dos fóruns e ressaltou a importância que terão para a interlocução do governo com toda a sociedade civil e com os órgãos regionais da administração direta e indireta, além da articulação por melhorias na atuação do Estado.

Entre as principais atribuições dos secretários executivos está a tarefa de atuar regularmente no seu Território, realizando assembleias periódicas em cada um dos microterritórios, além de estabelecer o diálogo permanente com a sociedade civil e com os órgãos regionais da administração. O objetivo é alcançar os mais distantes rincões de Minas Gerais e tornar essa política a mais abrangente possível.

Dos 17 Territórios, 13 já tiveram seus secretários executivos escolhidos. Neste encontro, ficou patente a vontade de cada um de contribuir com esse processo de escuta contínua da sociedade mineira para um planejamento cada vez mais democrático das ações de governo.

Abaixo, segue a lista dos secretários executivos já escolhidos:

ALTO JEQUITINHONHA: Raniene José da Silva

CENTRAL: Viriato Mascarenhas Gonzaga