Fórum Regional do Território Central levantou cerca de 500 necessidades da região

Entre as principais demandas apresentadas estão pavimentação de vários trechos de estradas estaduais e tratamento de saúde para usuários de drogas

forum-regional-do-territorio-central-levantou-cerca-de-500-necessidades-da-regiao

A segunda rodada do Fórum Regional do Território Central, realizado em Curvelo, no dia 22 de agosto, trouxe à tona um total de 496 problemas e necessidades locais apresentados pelos 249 participantes de 20 municípios. A grande maioria teve a oportunidade de apresentar, pela primeira vez, suas reivindicações diretamente ao poder público.

Para a assistente social Fabiana Barbosa e o diretor da Associação de Amparo Social e Cultural, Walter de Araújo, da cidade de Inimutaba, a violência e a droga são os principais problemas da região. "Estamos reivindicando do governo o custeio do tratamento dos usuários. Atualmente atendemos em torno de 120 pessoas", relatam.

Responsável por levar as demandas do município de Pompéu ao Fórum Regional, o secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Pompéu, Márcio Silva, apresentou a necessidade de pavimentação da MG-060, que liga Pompéu ao município de Papagaios, e da MG-164, que faz a ligação de Pompéu ao distrito de Silva Campos. “Mas, o mais importante da realização dos fóruns é a participação popular para a construção de políticas públicas", destaca.

As professoras Jane de Souza e Zilvane Sabino, de Curvelo, consideraram a participação no Fórum Regional “uma oportunidade única de participar e buscar soluções para as questões educacionais do Estado e do município”.

Principais reivindicações

Das quase 500 necessidades locais apresentadas, a população do Território Central elegeu dez de cada um dos cinco eixos temáticos. Na área de desenvolvimento produtivo e inovação tecnológica, por exemplo, uma reivindicação considerada essencial para a região foi a implantação de um parque industrial e de uma incubadora de empresas, o que poderia estimular o setor industrial local.

Como já apontou o secretário de Planejamento de Pompéu, Márcio Silva, o eixo infraestrutura e logística teve como destaque a necessidade de pavimentar vários trechos de estradas da região, como a MG-220, de Três Marias a Diamantina, a LMG-807, de Presidente Juscelino a Santana do Pirama e a MG-164, que conecta Pompéu a Felixlândia.

Na área de segurança pública, a demanda mais votada pela população do Território Central foi a criação do Centro Sócio Educativo em Curvelo para atendimento de todo o território, além da criação de um centro de internação provisória em Abaeté para atender às comarcas de Abaeté e Morada Nova de Minas.

Completes

Após a apresentação das prioridades na plenária final, o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Silberschneider, anunciou os nomes dos escolhidos para compor o Comitê de Planejamento Territorial (Complete), que irá acompanhar as demandas identificadas e os projetos e recursos necessários para sua implantação.

O Complete do Território Zona da Mata irá integrar o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) a partir do diagnóstico traçado em Juiz de Fora. Está agendada para o dia 17 de outubro uma reunião em Belo Horizonte com os integrantes dos Completes dos 17 Territórios de Desenvolvimento.

Fonte: Agência Minas