Fernando Pimentel participa da abertura da maior feira de inovação da América Latina

Finit reúne, até o próximo domingo, no Expominas, em Belo Horizonte, série de eventos de tecnologia e inovação

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou na noite dessa quarta-feira (9/11), no Expominas, em Belo Horizonte, da abertura da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). A feira reúne, em um mesmo espaço, uma série de grandes e consolidados eventos e tem como público startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de tecnologia, inovação e ensino superior.

Em seu discurso, Pimentel fez um paralelo entre o passado e o futuro de Minas Gerais, deixando claro que o investimento no setor de tecnologia e inovação é uma aposta no futuro.

“Nós somos mineiros e temos um orgulho muito grande e justo das nossas tradições, das nossas cidades históricas, do nosso passado, da nossa culinária inigualável, da nossa hospitalidade, enfim, do que caracteriza Minas Gerais. Essa é a Minas que a gente ama, mas é a Minas do passado. Aqui, nós queremos construir a Minas Gerais do futuro, a Minas que está com um pé na modernidade. A Minas da juventude que estuda, que trabalha, que pesquisa e que corre atrás. Nosso caminho, aqui, é um só: apontar para o futuro, trabalhar com denodo no presente, ter orgulho e manter nosso passado, preservar o que precisamos preservar, mas de olhos postos lá na frente”, assegurou o governador.

A Finit, considerada a feira mais inovadora da América Latina, incentiva a troca de informações, soluções e oportunidades e a geração de negócios, promovendo o intercâmbio e incremento do que há de mais avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo em diversas áreas.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, destacou que a aposta no setor de tecnologia e inovação, por meio de iniciativas como a Finit, é um “combate de frente à crise econômica”.

“Essa ação de investimento significa fazer com que os novos empreendedores, as novas startups se tornem empresas de sucesso, de excelência, com grandeza e que gerem riqueza e empregos no estado. E gerar emprego para uma faixa da população que é mais atingida, que é a nossa juventude. Além disso, manter os talentos dos jovens dentro do estado. Por isso, atuar no desenvolvimento dessas startups significa combater de frente a crise no seu local correto”, afirmou o secretário.

Iniciativas

A feira, que vai até o próximo domingo (13/11), reúne uma série de eventos consagrados como a Campus Party – principal acontecimento tecnológico do país –, o Movimento 100 Open Startups, o iTEC, a Arena de Negócios Codemig e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O idealizador da Campus Party, Francesco Farruggia, destacou o empenho do Governo do Estado em realizar a edição deste ano em Minas Gerais.

“Fazer uma Campus Party é uma coisa muito complexa. Você tem que entrar em contato com todas as comunidades de internet, porque são elas que fazem o evento. São elas que sugerem os conteúdos, as palestras, as hackathons, os laboratórios. Quero parabenizar o governador Pimentel porque esse evento é um dos melhores que nós fazemos e está integrado a coisas muito importantes, como o empreendedorismo, e tudo o que acontece aqui dentro é muito melhor do que estamos fazendo em todos os lugares”, afirmou Farruggia.

Também compareceram à abertura da Finit os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha; de Cultura, Ângelo Oswaldo; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; e o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, entre outras autoridades.

Fonte: Agência Minas