Secretaria de Governo inaugura Ciclo de Debates sobre Relações Internacionais

Diálogos Sociais foi o primeiro tema abordado e reuniu representantes de cinco secretarias. Outros debates vão acontecer entre novembro e dezembro

A Secretaria de Estado de Governo, por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), inaugurou nesta sexta-feira (11/11) o Ciclo de Debates do evento Diálogos Internacionais, que consiste em debater as relações existentes hoje no Estado e que são realizadas isoladamente por cada secretaria ou órgão.

O encontro ocorreu na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte, e teve como primeiro tema “Diálogo Sociais”. O objetivo do debate é aumentar a interação entre as áreas de relações internacionais no Estado. Deste modo, discutir as ações em curso, compartilhar experiências e criar um ambiente prospectivo de novas ideias.

A metodologia do encontro consiste no debate das ações internacionais de cada secretaria, apresentadas por suas áreas internacionais ou correlatas, e no comentário de convidados da Assessoria de Relações Internacionais sobre o que foi dito.

Durante a abertura do debate, o assessor da ARI, Pedro Braga, explicou que neste primeiro momento a ARI vem com a proposta de trazer uma reflexão para as secretarias. Segundo ele, ao compartilhar experiências e incentivar todos os órgãos a atuarem internacionalmente, tornará mais acessível a construção de diretrizes para a realização de uma ação integrada.

“Desde o início do ano passado nós estamos criando o programa de internacionalização de Minas Gerais, com a vertente chamada Internacionalização Regionalizada, que busca, de fato, induzir o processo de internacionalização do Estado e de todos os seus diversos atores. Neste sentido, o objetivo central deste encontro foi entender o que Minas Gerais tem feito de relações internacionais, o que cada secretaria tem desempenhado, além de fazer com que aquelas outras que não desempenham as relações internacionais tenham interesse pela área. Acreditamos que a Relações Internacionais é um elemento que se trazido para as políticas públicas agrega muito valor”, afirmou, ressaltando que a proposta dos Diálogos Internacionais surgiu após a primeira fase do Programa de Internacionalização Regionalizada, em parceria com os Fóruns Regionais de Governo.

Diálogos Sociais

Para este primeiro momento foram convidados a superintendente de Diálogos Sociais da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Neila Batista e o artista, cantor e compositor Flávio Renegado.

Para Neila, Minas Gerais ainda tem muito a avançar no que diz respeito as discussões voltadas para a área, entretanto, ao promover o debate, o Estado abre novos caminhos, com a possibilidade de estabelecer relações de proximidade e tentativas de construção conjunta em uma série de ações em torno das políticas que são de responsabilidade de órgãos do Estado.

“Esta iniciativa de tentar unir todos que estão no Governo e que de alguma maneira tem ações tímidas, iniciais e sem grandes resultados, podem representar caminhos muito significativos. A principal tarefa que nós temos ao terminar um mandato de Governo é deixar as coisas constituídas como algo perene. Ação de governo não pode ser espasmódica. O desafio é imenso, mas acho a iniciativa muito boa e precisamos ampliar isso muito fortemente. Espero que com o material produzido a gente consiga atrair os dirigentes para este olhar, para esta preocupação, no seu conjunto e não como atores isolados”, explicou.

Durante sua explanação, Flávio Renegado elogiou a iniciativa e ponderou a necessidade de ampliar cada vez mais a discussão sobre o tema. “Este tipo de debate é importantíssimo para podermos conectar-se cada vez mais com o mundo e ampliar os diálogos. Mas mais do que isso, quando você se propõe a fazer esta discussão, você consegue entender a dimensão dos projetos que já estão sendo feitos. Minas é um estado tão grande, quando procuramos integrar as ações, se torna mais simples difundir, dar visibilidade e ampliar os projetos”, disse.

Participaram também da discussão representantes das secretarias de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese); Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac); Cultura (SEC); Governo (Segov), além do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Próximos Debates

O próximo tema a ser discutido no Ciclo de Debates será “Diálogos Econômicos”. O evento está programado para acontecer no dia 18/11, de 9h às 12h. As demais temáticas são: “Diálogos de Sustentabilidade” (previsto para acontecer 25/11), e “Diálogos de Ensino”, que deverá ser realizado no dia 2/12. Todos os encontros acontecerão na sede do BDMG.