Estado retoma Mesa de Diálogo e Negociação com as Ocupações

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão recebeu representantes das Ocupações da Izidora nesta terça-feira (18/10), na Cidade Administrativa

Imagem ilustrativa - Desde 2015 o Governo de Minas Gerais se reúne com representantes das Ocupações da Izidora
Desde 2015 o Governo de Minas Gerais se reúne com representantes das Ocupações da Izidora (Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG)

O Governo de Minas Gerais retomou, nesta terça-feira (18/10), as atividades da Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com Ocupações Urbanas e Rurais e outros grupos envolvidos em conflitos socioambientais e fundiários. A primeira reunião, já sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), discutiu a situação das Ocupações da Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitória).

A coordenadora da Mesa de Diálogo e chefe de gabinete da Seplag, Lígia Pereira, anunciou, durante a reunião, que o governo mineiro vai instalar duas câmaras setoriais para dar maior agilidade à resolução do conflito. Uma delas vai tratar do cadastro das famílias que vivem nas Ocupações da Izidora - um dos grandes impasses que impedem a construção de um acordo pacífico.

A câmara vai contar com a participação de representantes de movimentos sociais, universidades que acompanham o movimento, Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab-MG) e das secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Social e de Trabalho e Desenvolvimento Social. “Vamos resolver as questões em conjunto”, enfatizou Lígia.

A outra câmara setorial vai tratar das questões técnicas do empreendimento previsto para ser construído no local (Programa Minha Casa, Minha Vida). A ideia é detalhar as questões que ainda geram dúvidas e, dessa maneira, trazer mais esclarecimento. “Vamos estar em permanente conversa”, salientou a coordenadora.

Também participaram da Mesa de Diálogo representantes de movimentos sociais, entidades, universidades, Direcional Engenharia (dona do terreno ocupado pela Izidora na divisa entre Belo Horizonte e Santa Luzia), Secretaria de Governo, Sedese, Secretaria de Desenvolvimento Agrário (Seda), Secretaria de Agricultura, Secretaria de Casa Civil, Advocacia Geral do Estado (AGE), Cohab e Ruralminas.

A Mesa de Diálogo tem reuniões semanais com todos os envolvidos no tema e foi criada com o intuito de prevenir, mediar e solucionar, de forma justa e pacífica, os conflitos em matéria socioambiental e fundiária, mediante a participação dos setores da sociedade civil e do Governo diretamente envolvidos. Desde 2015 o Governo de Minas Gerais se reúne com representantes das Ocupações da Izidora na tentativa de encontrar uma saída pacífica para o conflito.

Fonte: Agência Minas