Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Abertas inscrições para curso que vai capacitar agentes para marco regulatório das OSCs

Interessados no treinamento sobre as novas regras de parceria com o poder público devem se inscrever até o próximo dia 29 de setembro. São 450 vagas

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

MROSC

Estão abertas as inscrições para o curso a distância "Lei Federal de Fomento e Colaboração (Lei Federal 13.019, de 2014)", que vai tratar do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

O curso realizado pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com as secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Trabalho e de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Tribunal de Contas do Estado, busca capacitar os participantes sobre a Lei, preparando-os para a realização de parcerias com o poder público.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente na plataforma de ensino a distância da ALMG (http://ead.almg.gov.br/moodle/) até o dia 29 de setembro ou até o preenchimento total das vagas.

O curso será realizado de 26 de setembro a 13 de outubro. Serão oferecidas 450 vagas, divididas em três turmas, dirigidas principalmente para gestores e agentes públicos municipais e estaduais, profissionais das organizações da sociedade civil localizadas em Minas Gerais, assessores parlamentares e conselhos de políticas públicas.

Mudanças com o MROSC

O MROSC objetiva dar mais transparência e sustentabilidade nas parcerias, além de estimular cada vez mais a participação das organizações na execução de políticas públicas.

As OSCs são organizações privadas, sem fins lucrativos, que atuam na promoção e na defesa de direitos e em atividades sociais como saúde, educação, cultura, assistência social e moradia, entre outras. Também são consideradas OSCs as sociedades cooperativas e as organizações religiosas. Creches e instituições para idosos, comunidades terapêuticas estão entre os exemplos de OSCs.

Legislação

A principal legislação sobre o MROSC é a Lei Federal 13.019, que define as novas regras para a celebração de parcerias entre o poder público e as OSCs. Essas novas regras estão em vigência no Estado desde janeiro deste ano e entrará em vigor em todos os municípios brasileiros a partir de janeiro de 2017.

Com a nova legislação, os convênios que regiam as parcerias terão que ser substituídos pelos instrumentos jurídicos agora definidos: termos de colaboração, de fomento ou acordo de cooperação.

A seleção das organizações precisa ser, na maior parte dos casos, por chamamento público (instrumento de prospecção do mercado), para assegurar isonomia de participação das organizações. Mas, em casos específicos, a medida é dispensada ou nem mesmo exigida.

A seleção das OSCs não obedecerá apenas ao critério do valor mais baixo: o grau de adequação da proposta aos objetivos específicos do programa ou da ação em que se insere o objeto da parceria são critérios obrigatórios.

A Lei deve ser regulamentada por decretos elaborados em cada ente federado.

Para mais informações ligue (31) 3915-9179.

Últimas Notícias