Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador nomeia 30 novos especialistas em administração pública da FJP

Pimentel destaca momento de desafios na gestão pública e valoriza renovação na carreira com alunos da Fundação João Pinheiro

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

MMN

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou nesta quarta-feira (24/2) no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a nomeação dos 30 formandos do curso superior de Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (FJP), que concluíram a graduação no final de 2015. Pimentel destacou a importância da renovação da carreira pública na busca de mais eficiência à gestão do Estado.

“Nós estamos vivendo um momento em que o Estado precisa ser repensado. É urgente, incontornável, a gente pensar o papel do Estado: a função dele e a forma dele atuar na sociedade”, afirmou o governador, que estava acompanhado dos secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, e de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

Pimentel ressaltou a capacidade de contribuição dos jovens que acabam de ingressar na carreira pública. “Nós temos uma máquina pública extremamente inchada, pesada e pouco eficiente. Não quero assustá-los com isso, porque para tudo há solução. Só quero dizer que o momento que vocês chegam vai exigir muita capacidade de diagnóstico e muita capacidade de intervenção. Vocês são a ponta de lança e são permanentes. Os governos passam e as carreiras públicas ficam, afirmou Pimentel.

Para o presidente da FJP, Roberto do Nascimento Rodrigues, a formação dos novos profissionais vai ajudar na oferta de melhores serviços à população. “Trata-se de uma carreira que é das mais importantes no Brasil, que é a administração e a gestão pública, sobretudo em Minas Gerais, onde a gente tem diferenças regionais muito grandes. A Fundação João Pinheiro oferece a esses alunos uma formação de excelência”, disse, informando que uma das propostas da FJP é estender a experiência na formação de profissionais para os municípios mineiros, em especial aos mais carentes.

Participação popular

Izabella Andrade Torres falou em nome dos alunos e destacou o comprometimento da nova gestão com a participação popular. “A gente tem o sentimento de que estamos prontos para encarar esse desafio. Eu tive a oportunidade, no meu estágio, de participar dos Fóruns Regionais. Então, temos esse contato, essa ideia de que nós vamos poder participar de maneira muito efetiva nas políticas públicas e com a vontade de contribuir e aprender sempre”, disse.

Curso

Oferecido de forma gratuita, o curso de graduação em Administração Pública é reconhecido pelo Ministério da Educação oferece ao aluno bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo. O estudante deve ter dedicação exclusiva e, após formado, será nomeado para atuar em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.

Classificado com nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, o curso de graduação em Administração Pública ficou em 3º lugar entre os 1.540 avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2013 e conquistou o 17º lugar geral entre os 6.195 cursos oferecidos pelas instituições de educação superior brasileiras nas áreas de ciências humanas e sociais aplicadas à gestão e negócios.

 

Fonte: Agência Minas

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias