Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Território Oeste

Nos encontros anteriores, foram levantadas 322 necessidades, com 1.341 pessoas presentes

Divinópolis recebe, nesta quinta-feira (25/2), a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território Oeste. A região é o último dos 17 Territórios que estão sendo revisitados pelo Governo do Estado para apresentar a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, e como elas foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

O coordenador-geral dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, ressalta a importância dos Fóruns Regionais de Governo. “Vivemos hoje um momento político em que o empoderamento da sociedade civil se faz absolutamente necessário e urgente”, diz.

Nas duas etapas anteriores do Fórum Regional de Governo, 1.341 pessoas do Território Oeste, que é integrado por 56 municípios divididos em seis microterritórios, participaram e levantaram 322 problemas e necessidades que compõem o Diagnóstico Territorial, conforme gráfico abaixo.

content

Participação popular

O coordenador-geral dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, explica que esta etapa busca aprofundar os problemas de cada território e achar solução para cada um deles com o envolvimento de toda a população. “Quando a solução vem da população, ela se torna efetiva”. Neste primeiro momento estão sendo discutidas as propostas das categorias Gestão e Custeio.

Representante do movimento Quem Luta Educa, Maria Catarina Vale, de Divinópolis, reivindicou melhor atendimento do Ipsemg na região e a criação de uma mídia alternativa para a população da região. Ela destacou a importância do Fórum como canal de participação popular. “Antes do primeiro passo precisamos ter um olhar mais coletivo para as nossas demandas”, disse.

Ações de Custeio e Gestão

As demandas da categoria Custeio são aquelas relacionadas à manutenção das atividades dos órgãos da administração pública. As propostas da categoria Gestão são as que não apresentam necessidade de recursos, que podem ser atendidas por meio de melhoria da gestão, dos processos e procedimentos.

Etapa devolutiva

No início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.

Fonte: Agência Minas