Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador entrega Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

Cerca de três mil pessoas participaram da solenidade, que homenageou o ex-presidente do Uruguai José Mujica e outras 147 personalidades e entidades

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Mujica-medalha-inconfidencia-1

Cento e quarenta e oito personalidades e entidades foram agraciadas na 65ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, nesta quinta-feira (21/4), em Ouro Preto, data em que se recorda a morte de Tiradentes. A comenda, maior honraria concedida pelo estado de Minas Gerais, presta homenagem àqueles que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país e foi entregue pelo governador Fernando Pimentel e o vice-governador Antônio Andrade.

O senador e ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, recebeu o Grande Colar. Cerca de três mil pessoas participaram da solenidade. Ao lado de representantes de movimentos sociais, estavam a senadora uruguaia Lucía Topolansky (mulher de Mujica), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, o embaixador do Uruguai no Brasil, Carlos Daniel Amorín-Tenconi; e o presidente da Câmara Municipal de Ourém, em Portugal, Paulo Alexandre Homem Oliveira Fonseca.

“O 21 de abril é o momento máximo do civismo mineiro. De trazer à memória a entrega daqueles que contribuíram para a liberdade no Brasil e de homenagear os que cooperam para a democracia e o desenvolvimento do Estado. Hoje, Ouro Preto respira os ares da Inconfidência”, afirmou o vice-governador Antônio Andrade.

Agraciado com a Grande Medalha, o ministro da Justiça Eugênio Aragão, destacou que a cerimônia é uma das mais prestigiadas do Brasil e que é uma alegria ser homenageado por um governo que tem como objetivo principal os “avanços sociais”. “Infelizmente, as figuras que representam avanços na história contam sempre com a resistência dos que não querem mudança, que se sentem desafiados com os novos tempos. Isso foi com Tiradentes e isso é com (a presidenta) Dilma Rousseff”, afirmou.

O biólogo Thomaz Pinotti recebeu a Grande Medalha, concedida in memoriam a seu pai, o engenheiro e pesquisador Marcos Pinotti, falecido em janeiro deste ano. Coordenador do Laboratório de Bioengenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pinotti foi o professor da universidade com o maior número de patentes registradas, o que lhe rendeu o apelido de “Dr. Patente”. “Ao mesmo tempo que é uma grande honra, também é um pouco triste para mim estar no lugar dele. Meu pai trabalhava com um milhão de coisas diferentes, na interface entre a biologia e a engenharia mecânica, inventando tudo o que se pudesse imaginar”, recordou Thomaz.

A chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Andrea Claudia Vacchiano, que atua na corporação há 26 anos, também recebeu a Grande Medalha. “É mais um reconhecimento por parte do Governo do Estado, que vem dando apoio total à Polícia Civil de Minas Gerais”, destacou ao citar a nomeação, pelo governador Fernando Pimentel, de mais de mil investigadores neste ano.

Com a Medalha de Honra foram agraciadas 54 pessoas, entre elas o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Valdez Leite Machado. “Estou muito satisfeito, é uma distinção receber essa Medalha. É a certeza de que o Judiciário mineiro está bem destacado no país”, afirmou.

A Medalha da Inconfidência foi concedida a 63 personalidades de diversas áreas de atuação, como as artes, no caso do artista e educador social Flávio Renegado. Nascido no Alto Vera Cruz, bairro de periferia de Belo Horizonte, o músico destacou o simbolismo da homenagem. “Eu, como cidadão belo-horizontino de comunidade, de vilas e favelas receber uma parada dessas, para mim, é uma honra. Estou feliz demais. A gente está vivendo um momento ímpar na nossa sociedade, no nosso país, e receber uma homenagem como essa é muito significativo, representa muito para toda essa luta que a gente representa, essa batalha. Espero poder representar a cidade, as comunidades e meu povo”, encerrou.

Simbolismo

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a Medalha da Inconfidência possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. O governador Fernando Pimentel foi recebido com honras militares e, acompanhado do ex-presidente uruguaio José Mujica, depositou flores no monumento a Tiradentes, no centro de Ouro Preto. Os hinos do Brasil e do Uruguai foram executados pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias