Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Território Vertentes

Encontro será realizado em São João del-Rei nesta quinta-feira (18/2,1) serão discutidas as propostas das categorias de Custeio e Gestão

O Território Vertentes já listou quais as prioridades para a região nos próximos anos. Com a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, o Governo do Estado retorna ao município de São João del-Rei, nesta quinta-feira (18/2) para instalar o Colegiado Executivo da região e apresentar a análise.

Nas etapas anteriores do Fórum Regional de Governo, 1.401 pessoas participaram e levantaram 982 problemas e necessidades que compõem o Diagnóstico Territorial, conforme gráfico abaixo.

content

O Território de Desenvolvimento Vertentes é integrado por 50 municípios, dividido em três microterritórios: Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei.

“O Fórum Regional de Governo é uma iniciativa que tem se destacado pelo caráter essencialmente democrático, pela ampla adesão da sociedade e pelo caráter interdisciplinar de suas discussões. Todo o Governo está mobilizado”, afirma o coordenador-geral dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David.

Retomada de obras

Durante o lançamento do sétimo Fórum Regional de Governo no Território Vertentes, em São João del-Rei, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, assinou despacho governamental para reinício das obras de reforma do núcleo do Hemominas no município.

O prédio a ser reformado vai abrigar a unidade até a construção da sede definitiva, uma demanda antiga da região. Outro anúncio do governador foi o reinício das intervenções em estradas da região, que estão em andamento.

Colegiado Executivo

O Colegiado Executivo tem a missão de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território. O grupo é composto por 25 membros da sociedade civil, 16 representantes do Governo Estadual, prefeitos, vereadores, representantes do Legislativo estadual e federal, Executivo, Judiciário – Ministério Público, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Defensoria Pública Estadual.

Etapa devolutiva

No início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.

Fonte: Agência Minas