Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Estado prorroga prazo para envio da documentação do ICMS Turístico

Lista completa do material exigido está descrita no site da Setur. Medida fortalece o turismo nos destinos mineiros

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

"Imagem-arte-icms"

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) prorrogou o prazo para os municípios enviarem a documentação para a habilitação no ICMS Turístico. Agora, as prefeituras vão ter até o dia 30 de março para encaminhar todo o material. A lista completa da documentação exigida está descrita no site da Setur. Clique aqui para consultar.

Os municípios interessados devem enviar toda a documentação preenchida via Correios, com aviso de recebimento (AR), para a Setur, aos cuidados da Comissão de ICMS Turístico, até a nova data estabelecida. De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, o ICMS Turístico busca dar mais autonomia para as cidades incrementarem o setor.

“Além disso, estamos alinhados com o governo estadual e a política de descentralização que está sendo posta em prática através dos territórios de desenvolvimento”, enfatiza o secretário. O recurso oriundo do ICMS Turístico poderá ser investido em ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico das cidades.

Em 2015, o número de municípios habilitados chegou a 244, representando um aumento de mais de 20% em relação a 2014. Ao todo, foram recebidos 288 processos, dos quais 44 não atenderam aos requisitos estabelecidos. Entre os requisitos, as cidades devem participar de uma associação de circuito turístico reconhecida pela Setur. Também é desejável que o município participe nos critérios ICMS Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Lei Robin Hood.

ICMS Turístico

A inclusão do critério Turismo no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Minas Gerais ocorreu através da Lei n.º 18.030/2009, também conhecida como Lei Robin Hood. A relação dos municípios habilitados e dos seus respectivos índices provisórios foi publicada no Diário Oficial no dia 11 de novembro de 2015. A relação também poderá ser consultada no site www.turismo.mg.gov.br/icms-turistico.

O ICMS Turístico é uma conquista das associações de circuitos turísticos e da Setur. A medida visa à descentralização de recursos, bem como estimula a implementação de uma gestão municipal voltada para o turismo, melhorias nos serviços, aumento do potencial turístico e a oferta de mais atrações. A ideia é fortalecer o turismo e aumentar o tempo de permanência dos viajantes nos destinos.

Valores recebidos

Com base na arrecadação mensal do Estado, calcula-se qual o valor que cada município receberá. O pagamento é efetuado pela Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). Devido à volatilidade dos valores recebidos, a prestação de contas é realizada na semana posterior ao pagamento do benefício. A consulta semanal dos valores repassados para as prefeituras pode ser feita no site da Fundação João Pinheiro, em www.fjp.mg.gov.br/robin-hood.

Endereço para envio da documentação

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº

Edifício Gerais, 11º andar

Belo Horizonte/MG – CEP: 31630-901

Mais informações:

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias