Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Território Caparaó

Etapas anteriores reuniram 1.425 pessoas e levantaram 516 necessidades na região

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Nesta terça-feira (16/2), a cidade de Ponte Nova recebe a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território Caparaó. A região é um dos 17 Territórios que estão sendo revisitados pelo Governo do Estado para apresentar aos Colegiados Executivos a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, e como elas foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Neste primeiro momento estão sendo discutidas as propostas das categorias Gestão e Custeio. Nas etapas anteriores dos Fóruns Regionais, 1.425 pessoas da região participaram dos encontros e levantaram 516 problemas e necessidades que compõem o Diagnóstico Territorial, conforme gráfico abaixo.

O território de Desenvolvimento Caparaó é composto por 55 municípios, divididos em três microterritórios: Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu.

"content

Participação popular

Para a secretária Estadual de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG), Terezinha Souza Trindade, a instalação do Fórum representa o marco de um "governo verdadeiramente representativo". A representante da CUT defendeu mais investimentos na agricultura familiar e em políticas públicas para as mulheres.

O vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Ipiranga (Amapi) e prefeito de Ponte Nova, Guto Malta, acredita que o fórum seja uma inovação. “Pela primeira vez, os movimentos sociais são colocados em destaque. O governo está cumprindo o compromisso em fazer o debate com a população”.

Colegiado Executivo

O Colegiado Executivo tem a missão de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território. O grupo é composto por 25 membros da sociedade civil, 16 representantes do Governo Estadual, prefeitos, vereadores, representantes do Legislativo estadual e federal, Executivo, Judiciário – Ministério Público, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Defensoria Pública Estadual.

Etapa devolutiva

No início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.

 

Fonte: Agência Minas

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias