Fernando Pimentel reúne Comitês Temáticos de Governo

Governador preside primeira reunião do grupo integrado por secretários de Estado, cujo objetivo é a definição de um plano de medidas prioritárias das ações de governo

governador-fernando-pimentel-encontro-comite

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, reuniu, na manhã desta segunda-feira (2/5), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, os secretários de Estado para a primeira reunião da coordenação geral dos Comitês Temáticos de governo. Os grupos têm como principal objetivo a definição de um plano de medidas prioritário das ações de governo a partir da integração das áreas temáticas, garantindo, ainda, a atuação de forma regionalizada.

Criados por meio do Decreto 46.977, de 5 de abril de 2016, os comitês reúnem todas as secretarias, além de integrarem órgãos e entidades estaduais. Sob a coordenação-geral do governador Fernando Pimentel, eles estão divididos em seis grupos temáticos: Comitê Temático de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; Comitê Temático de Agronegócio e Desenvolvimento Agrário; Comitê Temático de Infraestrutura e Logística; Comitê Temático de Saúde e Proteção Social; Comitê Temático de Segurança Pública e Comitê Temático de Educação, Esportes, Ensino Superior e Juventude.

Segundo o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Silberschneider, os comitês têm como objetivo a compatibilização das áreas temáticas com a estratégia governamental e as diretrizes do planejamento estadual. “Os comitês temáticos vão definir um plano de ação prioritário a partir das ações que já estão em andamento”, afirmou.

Silberschneider ressaltou a importância dos comitês na execução das políticas públicas de forma regionalizada, que já vem sendo elaborada a partir dos Fóruns Regionais de Governo, onde contam com a participação da população na definição das prioridades de cada região do Estado.

“O governador definiu três diretrizes gerais para orientar a formatação do plano de ação. A primeira é um plano bem definido de ações. Em segundo lugar, estão as ações que tenham conexão com as proposições que ele apresentou ao longo da campanha eleitoral e, em terceiro lugar, o foco no impacto territorial e regional, levando em conta as definições dos fóruns regionais de governo”, explicou o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão.

Os grupos também vão subsidiar as decisões estratégicas de governo, elaborar estudos e relatórios relativos às áreas sob sua responsabilidade, propor as diretrizes a serem implementadas no âmbito das políticas públicas a cargo do Estado e zelar pela responsabilidade na gestão fiscal e orçamentário-financeira.

Fonte: Agência Minas