Fernando Pimentel entrega Centro de Especialidades Médicas em Pirapora

Espaço tem capacidade para realizar cinco mil consultas e exames por mês, atendendo cerca de 200 mil moradores de doze municípios da região

VVM

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, entregou nesta segunda-feira (11/4) o primeiro Centro de Especialidades Médicas (CEM) do estado. Localizado em Pirapora, no Território Norte, o centro vai garantir acesso a serviços de saúde como consultas médicas em 10 especialidades, além de uma equipe multiprofissional, a cerca de 200 mil habitantes de 12 municípios da região. A entrega do CEM Pirapora atende não só à política de regionalização da saúde como também a uma demanda dos moradores da região. Durante a cerimônia, o governador assinou despacho que determina a doação de uma ambulância, além do repasse de R$ 55 mil para a compra de um veículo de transporte de pacientes.

A implantação do CEM encurta a distância entre a casa dos moradores dos municípios do entorno de Pirapora e uma unidade estadual de saúde, atendendo também a população de Buritizeiro, Ibiaí, Lassance, Ponto Chique, Santa Fé de Minas, Várzea da Palma, Coração de Jesus, Jequitaí, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa e São João do Pacuí. “São quase 200 mil pessoas que vamos atender, 5 mil consultas-exames que vão ser feitas, 10 especialidades médicas. Então, estou muito feliz de começar a entregar para Minas Gerais o nosso programa de criação de CEM aqui em Pirapora”, afirmou o governador.

“Eu quero registrar que o CEM é também uma das principais reivindicações do Fórum Regional que nós fizemos aqui. Nós criamos o mecanismo e instalamos 17 fóruns regionais. Aqui no Norte, uma das principais demandas da saúde era justamente o Centro, que nós estamos conseguindo entregar agora”, destacou Pimentel.

O investimento anual do Estado é de R$ 4,6 milhões, sendo disponibilizadas consultas especializadas nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, nefrologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, obstetrícia de alto risco, pediatria e mastologia. Também uma equipe formada por enfermeiro, assistente social, nutricionista e psicólogo estará à disposição no Centro.

O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, lembrou da importância da inauguração deste primeiro CEM, que servirá como modelo para os demais que serão entregues à população até o final do mandato. “Para nós, é uma grande alegria inaugurar o primeiro CEM, uma promessa de campanha do governador Fernando Pimentel. Esperamos, até o final do governo, atingir todas as 28 regiões de saúde do Estado. O CEM Pirapora foi a nossa inspiração, o desenho de como vai ser feito em outras cidades. Para nós é extremamente importante pois, o que der certo aqui nós teremos a possibilidade de espalhar por toda Minas Gerais”, disse.

Histórico de investimentos

O governador recordou as dificuldades por que passa o Estado e destacou o trabalho que vem sendo feito pela administração estadual para o enfrentamento da crise. “Nós estamos em uma situação muito difícil. O Brasil, hoje, enfrenta uma crise econômica muito grande, que não começou aqui, que é internacional, mas o país não parou. Minas está enfrentando uma situação muito difícil, mas nós estamos trabalhando, mostrando frutos de um trabalho que não para, apesar das dificuldades financeira e orçamentária”, afirmou.

Pimentel lembrou das mudanças que aconteceram em Pirapora e que foram reafirmadas pelo prefeito do município, Léo Silveira, que destacou ações recentes tomadas pela atual gestão como o funcionamento da UTI neonatal, a instalação de uma fábrica de calçados e de uma usina de energia solar.

“Muitas crianças que nasceram em outros municípios precisando de cuidados especiais encontraram, aqui em Pirapora, o seu porto seguro, o seu local de atendimento. Eu preciso destacar outros dois pontos importantes na área de desenvolvimento econômico e geração de emprego. A primeira é que Pirapora tem nesse momento a presença da empresa Carmen Steffens, que veio da cidade de Franca, e que hoje produz em Pirapora 5 mil unidades de pares de sapato por dia e que ao final do mês de abril estará produzindo 8 mil pares, além de gerar 300 empregos nessa unidade. A segunda é que Pirapora está passando por um processo de instalação da fábrica da Solatio, de energia elétrica a partir da energia solar, o que poderá garantir a geração de quase 800 megawatts de energia elétrica, equivalente a duas usinas de Três Marias”, detalhou o prefeito.

Reforma do Benjamin Guimarães

O governador Fernando Pimentel garantiu a reforma do vapor Benjamin Guimarães, patrimônio histórico do Estado desde 1985. “Eu vim aqui na campanha e visitei o vapor e estava realmente em um estado muito ruim. Conversei com a população na época e fiquei com isso na cabeça. Agora, eu já quero anunciar o seguinte: nós vamos reformar o vapor. Já tem o projeto, que está com o secretário de Cultura, Ângelo Oswaldo, e agora nós temos que resolver se a gente faz convênio com a prefeitura, repassa o dinheiro e ela contrata por aqui. Mas vamos ver o projeto, fiquem tranquilos, o vapor vai ser reformado”, informou.

Participaram também do evento os secretários de Estado de Governo, Odair Cunha, de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, Paulo Guedes, e de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, além de lideranças políticas regionais e da área da saúde.

Fonte: Agência Minas