Secretário de Governo sobrevoa áreas atingidas por desastre no sul mineiro

Em Bom Repouso, secretário ressaltou a importância de adotar medidas para a liberação da LMG-884 e prestar todos os atendimentos necessários às vítimas do incidente

Credito

O secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha, representando o governador Fernando Pimentel, sobrevoou, nesse sábado, 2/4, as aéreas atingidas por uma tromba d’água no município de Bom Repouso, no Sul de Minas.

Na ultima terça-feira, 29/3, uma enxurrada de água, lama e troncos de árvores atingiu a zona rural do município, causando o rompimento de açudes de irrigação e a interdição da rodovia LMG – 884, na altura do Km 3, que dá acesso a Rodovia Fernão Dias. Além disso, houve danos estruturais em cinco residências, às plantações, às criações de animais no entorno, e danos ambientais com assoreamento do Rio Mogi Guaçu, em Área de Preservação Permanente.

Em entrevista à imprensa, Odair Cunha afirmou que o Governo do Estado está trabalhando para a liberação da rodovia, além de auxiliar a prefeitura no atendimento aos atingidos pelo desastre.

“Primeiramente, é preciso levantar todos os danos. Nós tivemos uma equipe do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) aqui nesta semana e na segunda-feira eles vão apresentar um relatório técnico sobre a realidade da estrada. O que nós queremos é liberar logo a rodovia, mas, obviamente, trata-se de um processo que precisa ser analisando com cuidado. É preciso ressaltar ainda que a prefeitura está tomando todos os cuidados necessários no que diz respeito a ajuda às vítimas do incidente”, afirmou.

Na oportunidade, Odair Cunha também destacou a preocupação do Estado em contribuir com a recuperação do município. “Eu venho aqui hoje trazer a solidariedade do governador Fernando Pimentel a toda a população de Bom Repouso e a disponibilidade do Estado no sentido de enfrentar todos os danos que essa tragédia trouxe”, disse.

De acordo com a equipe do Núcleo de Emergência Ambiental, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), o local mais afetado foi o bairro Araújos, na área rural, mas felizmente não houve vítimas fatais. Além disso, uma equipe do DER está avaliando cautelosamente os possíveis danos futuros, o impacto ambiental causado e a melhor forma de limpeza dos dejetos. A Semad irá iniciar o trabalho de recuperação das áreas degradadas assim que for retirada a lama da estrada que dá acesso a essas áreas.

Na visita ao município, o secretário Odair Cunha foi acompanhado pelo primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ulysses Gomes, pelo prefeito Edmilson Andrade e pelo vice-prefeito Messias Crispim Brandão.

Fonte: Ascom Segov

Fonte: 2016-01-01 02:01:03