Antônio Andrade exalta o agronegócio mineiro durante a abertura da FeniCafé, em Araguari

Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que apresenta novas tecnologias, acontece no município do Triângulo Mineiro até esta quinta-feira

RSC

O vice-governador Antônio Andrade participou, nessa terça-feira (8/3), da solenidade de abertura da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé). Durante o evento, realizado no município de Araguari, são apresentadas novas tecnologias e tendências da cafeicultura irrigada. A feira, que acontece até quinta-feira (10/3), deve receber 20 mil pessoas e gerar negócios da ordem de R$ 30 milhões.

Em seu pronunciamento, Antônio Andrade destacou a importância do agronegócio mineiro. “Em Minas Gerais temos um agronegócio eficiente, que corresponde a 40% do nosso PIB. Além do fator econômico, o setor desempenha um importante papel social, com uma expressiva geração de empregos”.

O vice-governador também falou sobre a evolução do café no estado. “A nossa cafeicultura evoluiu de acordo com cada região. Seja no Sul de Minas, na Zona da Mata ou em uma região mais plana, como é o caso daqui, do cerrado. Em Minas Gerais se produz 55% do café do Brasil, e em Araguari temos um exemplo de produção consciente e sustentável”, concluiu.

O presidente da Associação de Cafeicultores de Araguari (ACA), Cláudio Garcia, ressaltou o aumento da produtividade na região. “Temos aumentado, a cada ano, a nossa produtividade com a redução nos custos de produção. Isso é fruto do trabalho realizado com a feira. Além disso, temos o objetivo de apresentar estudos, técnicas e novos implementos que facilitem a vida do produtor”.

Também estiveram presentes na FeniCafé o prefeito de Araguari, Raul José Belém; o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sergio Assis; o presidente da Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, Nelson Carvalhaes; o deputado federal Silas Brasileiro; o estadual Leonídio Bouças e o subsecretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Orlando Fialho.

Fonte: Agência Minas

Fonte: 2016-01-01 02:01:03