Secretários de Estado participam da entrega de veículos para conselhos tutelares

Governo Federal entregou automóveis para 38 municípios mineiros. Investimentos são da ordem de R$ 2,5 milhões

get1

Representando o governador Fernando Pimentel, o secretário de Governo de Minas Gerais, Odair Cunha, participou nesta sexta-feira (11/3), em Belo Horizonte, da entrega de 38 veículos para conselhos tutelares do Estado. O investimento, feito com recursos do Governo Federal, chega a mais de R$ 2,5 milhões. Além dos 38 municípios contemplados durante o evento, a cidade de Mariana, atingida no ano passado pelo rompimento de duas barragens de rejeitos, também receberá o veículo e o kit do Conselho Tutelar, cuja a entrega ocorrerá no próprio município.

Durante a solenidade, Odair Cunha destacou a relevância dos veículos para a melhoria do atendimento dos conselhos tutelares de Minas Gerais. “Essa entrega é um incentivo ao trabalho dos conselheiros tutelares, que têm a importante missão de defender nossas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Sabemos que o trabalho é árduo, mas é preciso que estejamos todos juntos”, afirmou.

Presente também na entrega, a ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, enfatizou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares. “Esse é um momento extremamente importante, não só para Minas Gerais, mas para todo o Brasil. Nós temos que cuidar do nosso país e esse cuidado se dá através da parceria dos três poderes e da sociedade civil. Quero agradecer imensamente a cada conselheiro e conselheira, principalmente pela coragem. Nós sabemos que um trabalho como esse requer muita coragem, pois é uma tarefa complexa. No entanto, a maior alegria que podemos ter é a garantia do que está no Estatuto da Criança e do Adolescente”, disse.

Equipamentos

Na ocasião, a ministra ressaltou que o programa não se restringe a entrega somente de veículos, mas também a disponibilização de cinco computadores, uma impressora multifuncional, um bebedouro e um refrigerador para os conselhos tutelares. Todos esses equipamentos encontram-se em fase de licitação e tem o objetivo melhorar a infraestrutura e as condições de funcionamento das unidades. O programa já atendeu 244 municípios mineiros entre 2012 e 2015.

Participaram também da solenidade os secretários de Estado Nilmário Miranda (Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania), Macaé Evaristo (Educação), o chefe do Escritório de Representação do Governo de Minas Gerais em Brasília, Geraldo Thadeu, a representante do Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, Elizabeth Silva, os deputados federais Reginaldo Lopes, Padre João, Diego Andrade e Brunny, os deputados estaduais Ulysses Gomes e Cristiano Silveira, além de prefeitos, vereadores e conselheiros tutelares.

municipios

Fonte: Ascom Segov