Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Vale do Rio Doce

Nas etapas anteriores, 1.892 pessoas participaram dos debates; encontro será realizado nesta terça-feira (12/1)

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

Governador Valadares recebe nesta terça-feira (12/1) a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território Vale do Rio Doce. A região é um dos 17 Territórios de Desenvolvimento que estão sendo revisitados pelo Governo do Estado para apresentar a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, e como elas foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

O Vale do Rio Doce foi o quarto território com maior participação nas duas primeiras etapas dos Fóruns Regionais, com 1.892 pessoas presentes. Foram levantados 486 problemas e necessidades, que compõem o Diagnóstico Territorial:

etapa-devolutiva-vale-do-rio-doce

“Todo o Governo está mobilizado em torno dos Fóruns Regionais. A riqueza dos debates gerados nas primeiras etapas dos Fóruns Regionais demandou um esforço conjunto das Secretarias de Estado que tem servido, inclusive, para otimizar o diálogo entre elas e aumentar a convergência de suas ações”, diz o coordenador-geral dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David.

Neste primeiro momento, estão sendo discutidas as propostas das categorias Custeio - relacionadas à manutenção das atividades dos órgãos da administração pública -, e Gestão, isto é, aquelas propostas que não apresentam necessidade de recursos e podem ser atendidas por meio de melhoria da gestão, dos processos e procedimentos.

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa (PT), ressaltou a grande mobilização nos encontros anteriores. “Vamos, de fato, fazer com que o fórum seja a presença da história do Vale do Rio Doce. Não queremos mais nossa região esquecida como nos últimos anos. Queremos o Estado presente aqui. Vamos trabalhar por um modelo de desenvolvimento regional integrado”, disse.

Etapa devolutiva

Os mais de 12 mil problemas/necessidades coletados por meio dos formulários de diagnóstico e debatidos por grupos temáticos, entre agosto e outubro de 2015, foram analisados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e categorizadas entre demandas de Custeio, Gestão, Pessoal e Investimentos. O material tratado foi enviado para todas as Secretarias, que ficaram responsáveis por indicar os caminhos possíveis para a solução de cada uma delas.

Assim, no início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.

 

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias