Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Vale do Rio Doce

Nas etapas anteriores, 1.892 pessoas participaram dos debates; encontro será realizado nesta terça-feira (12/1)

Governador Valadares recebe nesta terça-feira (12/1) a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território Vale do Rio Doce. A região é um dos 17 Territórios de Desenvolvimento que estão sendo revisitados pelo Governo do Estado para apresentar a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, e como elas foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

O Vale do Rio Doce foi o quarto território com maior participação nas duas primeiras etapas dos Fóruns Regionais, com 1.892 pessoas presentes. Foram levantados 486 problemas e necessidades, que compõem o Diagnóstico Territorial:

etapa-devolutiva-vale-do-rio-doce

“Todo o Governo está mobilizado em torno dos Fóruns Regionais. A riqueza dos debates gerados nas primeiras etapas dos Fóruns Regionais demandou um esforço conjunto das Secretarias de Estado que tem servido, inclusive, para otimizar o diálogo entre elas e aumentar a convergência de suas ações”, diz o coordenador-geral dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David.

Neste primeiro momento, estão sendo discutidas as propostas das categorias Custeio - relacionadas à manutenção das atividades dos órgãos da administração pública -, e Gestão, isto é, aquelas propostas que não apresentam necessidade de recursos e podem ser atendidas por meio de melhoria da gestão, dos processos e procedimentos.

A prefeita de Governador Valadares, Elisa Costa (PT), ressaltou a grande mobilização nos encontros anteriores. “Vamos, de fato, fazer com que o fórum seja a presença da história do Vale do Rio Doce. Não queremos mais nossa região esquecida como nos últimos anos. Queremos o Estado presente aqui. Vamos trabalhar por um modelo de desenvolvimento regional integrado”, disse.

Etapa devolutiva

Os mais de 12 mil problemas/necessidades coletados por meio dos formulários de diagnóstico e debatidos por grupos temáticos, entre agosto e outubro de 2015, foram analisados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e categorizadas entre demandas de Custeio, Gestão, Pessoal e Investimentos. O material tratado foi enviado para todas as Secretarias, que ficaram responsáveis por indicar os caminhos possíveis para a solução de cada uma delas.

Assim, no início de dezembro de 2015 deu-se início à etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo, que consiste em uma nova rodada de reuniões em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e a apresentação das primeiras respostas que as Secretarias Estaduais de Governo entregaram a partir dos diagnósticos feitos nas rodadas anteriores.

Fonte: Agência Minas