Colegiado Executivo do Triângulo Norte é instalado em Uberlândia

Ação faz parte da etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo e apresenta propostas incluídas no PPAG

TrianguloNorte10

O Colegiado Executivo do Território Triângulo Norte foi instalado nessa quarta-feira (16/12), durante a etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo realizada em Uberlândia. Além de dar posse aos representantes do território, a etapa devolutiva tem o objetivo de apresentar quais necessidades apontadas pela população foram priorizadas pelo Governo Estadual no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Neste primeiro momento, foram discutidas as propostas das categorias Gestão e Custeio. Em 2016, serão apresentadas as de Investimento e Pessoal.

A coordenação dos Fóruns entregou certificados aos membros do Colegiado Executivo, oficializando a participação da sociedade civil, de prefeitos, de vereadores e de órgãos estaduais como representantes territoriais. O diálogo entre os participantes demonstrou que os Fóruns têm exercido também um papel de intercâmbio entre diferentes setores da administração estadual, o que até então não ocorria.

Gleide Ribeiro Diniz, diretora regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) em Uberlândia, exaltou a troca de experiências entre servidores e a importância de unirem forças localmente. “Nós, gestores locais, vivemos a mesma realidade. Por isso precisamos operar enquanto rede. Buscar soluções sem sobreposição de ações, potencializar recursos do Estado, agilizar soluções e dar uma qualidade maior para a gestão estadual”, afirma.

O coordenador estadual dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, também ressalta a função do programa na interlocução entre os servidores. “No Sudeste soube que um servidor com mais de 20 anos de carreira disse, em uma reunião realizada após a devolutiva de lá, que nunca havia sentado para conversar com servidores de outros órgãos”.

Durante a abertura, o subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, César Cristiano de Lima, apresentou a atual situação financeira e orçamentária do Estado. Ele explicou que o governo passado entregou o Estado com déficit em 2014 e com orçamento para 2015 superestimado na receita e subestimado nas despesas.

“Essa situação levou o Governo a investigar com uma maior profundidade os investimentos levantados por cada eixo temático para que pudéssemos trabalhar com mais segurança as devolutivas”, salientou César Lima.

De 30 municípios que compõem o Triângulo Norte, na 1ª e 2ª rodadas, 28 tiveram representação, com a participação total de 2.520 pessoas. Foram levantadas 269 propostas nos grupos de trabalho, das quais 100 foram priorizadas.

Segundo o secretário executivo do Território, Margonari Marcos Vieira, a grande adesão aos Fóruns gerou expectativa na população com relação às respostas do Governo às demandas e necessidades priorizadas e inseridas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

“O desafio agora é aprofundarmos o debate junto aos Colegiados Executivos para que consigamos, em sinergia com a população, efetivamente elaborar ações transformadoras que possam ser executadas diante do atual cenário financeiro do estado”, comenta Margonari.

Anúncios

Na primeira rodada, o governador Fernando Pimentel fez alguns anúncios de ações do Governo que seriam retomadas ou iniciadas. Nesta etapa devolutiva foram apresentadas também atualizações quanto a esses anúncios, entre eles a retomada do funcionamento da Central de Interpretação de Libras, em Uberlândia, para a prestação de serviços a pessoas com deficiência auditiva, que já está em funcionamento.

Pimentel também havia assinado um despacho governamental que determinou à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) adotar as providências necessárias para a instalação de “Hubs de Inovação” em Uberlândia, com o objetivo de abrigar novas empresas de tecnologia (startups). Os projetos dos Hub´s estão em fase de formatação e, consequentemente, a contratação das empresas que irão executá-los. A previsão é a de que a implantação dos Hub´s, incluindo o de Uberlândia, ocorra em 2016.

Fonte: Agência Minas