Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Território Triângulo Norte

Encontro acontece nesta quarta-feira, em Uberlândia. Nas duas primeiras rodadas foram selecionadas 269 propostas para a região

O município de Uberlândia recebe nesta quarta-feira (16/12) a etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo para o Território Triângulo Norte.

A região é um dos 17 Territórios que estão sendo revisitados pelo Governo do Estado para apresentar aos Colegiados Executivos a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, e como elas foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Neste primeiro momento estão sendo discutidas as propostas das categorias Gestão e Custeio. Em 2016, serão apresentadas as de Investimento e Pessoal. Nas etapas anteriores dos Fóruns Regionais, 2.503 pessoas do Território Triângulo Norte participaram dos encontros e levantaram 269 problemas e necessidades que compõem o Diagnóstico Territorial, conforme gráfico abaixo.

content forumdevolutivatrinorte

As demandas da categoria Custeio são aquelas relacionadas à manutenção das atividades dos órgãos da administração pública. As propostas da categoria Gestão são as que não apresentam necessidade de recursos, que podem ser atendidas por meio de melhoria da gestão, dos processos e procedimentos.

O coordenador-geral dos Fóruns Regionais, Fernando Tadeu David, explica que esta etapa busca aprofundar os problemas de cada território e encontrar solução para cada um deles coletivamente. “Quando a solução vem da população, ela se torna efetiva”, diz O Território de Desenvolvimento Triângulo Norte é integrado por 30 municípios, divididos em três microterritórios: Ituiutaba, Patrocínio e Uberlândia.

Urbano e rural

Wender Adão da Silva, atuante no movimento habitacional Zaíde Rezende, de Uberlândia, defende a reorganização da ocupação na área urbana. "Vamos discutir a reintegração e buscar soluções para a regularização dos imóveis públicos ocupados", afirma.

As estudantes do curso de Direito Maria Diniz e Natália Padilha defendem mais visibilidade e divulgação da cultura na área rural. "O Governo precisa dar mais atenção aos jovens rurais que, por trabalharem muito no campo, não têm acesso a nada. Precisamos resgatar a cultura camponesa", reivindica Maria Diniz.

Investimentos

Para a região, o governador Fernando Pimentel havia anunciado, ainda na primeira etapa do Fórum Regional, um pacote de investimentos nas áreas da saúde, educação, inclusão social e tecnologia. Um deles é a autorização à Secretaria de Estado de Saúde para aumentar para R$ 25,3 milhões o valor do repasse para custeio do Hospital Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, em Uberlândia.

Na área de educação, o governador autorizou a liberação de R$ 15 milhões para aplicação em obras e aquisição de mobiliário, buscando a melhoria da infraestrutura de escolas da rede estadual de ensino em 19 municípios da região.

São eles: Uberlândia, Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Estrela do Sul, Gurinhatã, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patrocínio, Prata, Santa Vitória, Serra do Salitre e Tupaciguara.

Pimentel também determinou a retomada do funcionamento da Central de Interpretação de Libras, em Uberlândia, para a prestação de serviços a pessoas com deficiência auditiva.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ficou incumbida de adotar as providências necessárias para a instalação de “Hubs de Inovação” em Uberlândia. Esses espaços abrigam novas empresas de tecnologia – as startups –, incentivam o empreendedorismo e serão criados em toda Minas Gerais.

Papel do Colegiado Executivo

O Colegiado Executivo ficará com a missão de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território. O grupo é composto por 25 membros da sociedade civil, 16 representantes do Governo Estadual, prefeitos, vereadores, representantes do Legislativo estadual e federal, Executivo, Judiciário – Ministério Público, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Defensoria Pública Estadual.

Planejamento

As contribuições da sociedade serviram como base para a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) - documento que contém todos os projetos e atividades que o Executivo pretende implantar nos próximos quatro anos – e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento do Estado até 2027.

Fonte: Agência Minas