Governo promove etapa devolutiva do Fórum Regional no Território Norte

Encontro acontece nesta quinta-feira (10/12), em Montes Claros. Principais demandas são na área da saúde e segurança pública

O Norte de Minas Gerais já listou quais as prioridades para a região nos próximos anos. Com a análise feita por secretarias e órgãos governamentais dos problemas e necessidades apontados pela população, o Governo do Estado retorna ao município de Montes Claros, nesta quinta-feira (10/12) para instalar o Colegiado Executivo da região..

Nas etapas anteriores do Fórum Regional de Governo, 1.170 pessoas do Território Norte participaram e levantaram 717 problemas e necessidades que compõem o Diagnóstico Territorial, conforme gráfico abaixo.

content forumnorte

Na área da Saúde, dentre as necessidades apresentadas estão a construção de centros especialidades médicas e a implantação de uma rede de saúde prisional nos 17 Territórios de Desenvolvimento.

Na Educação, foi demandada a construção de moradia estudantil e creche na Unimontes. Também foi sugerida a criação de cursos pré-vestibulares populares geridos por entidades.

Na Segurança Pública, a população apontou que o aumento do efetivo da Polícia Militar e a criação de batalhões do Corpo de Bombeiros em Salinas e Curvelo também são consideradas ações essenciais.

“Hoje, se precisar mandar socorro para Salinas, são 3 horas e meia, por isso a necessidade de mais batalhões no Território Norte”, afirma Jorge Faria, relator do grupo de Segurança.

Papel do Colegiado Executivo

O Colegiado Executivo ficará com a missão de coordenar os encontros juntamente com o secretário executivo de cada território. O grupo é composto por 25 membros da sociedade civil; 16 representantes do Governo Estadual; prefeitos; vereadores; representantes do Legislativo estadual e federal; Executivo; Judiciário - Ministério Público, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Defensoria Pública Estadual.

Governança participativa

Para o secretário de Governo, Odair Cunha, a participação popular no Governo Fernando Pimentel é política de Estado e método de Governo. “A participação popular é o caminho mais viável e transparente para se governar um estado tão heterogêneo como Minas Gerais. O que interessar ao cidadão interessa ao Governo. Vamos fazer com que as decisões políticas não sejam tomadas pura e simplesmente com números e estatísticas na Cidade Administrativa”, ressalta.

As contribuições da sociedade serviram como base para a elaboração do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) - documento que contém todos os projetos e atividades que o Executivo pretende implantar nos próximos quatro anos - e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que detalha o planejamento do Estado até 2027.

Fonte: Agência Minas