Ações de gestão e custeio são definidas para o Território Sudoeste

Reunião do Colegiado Executivo em São Sebastião do Paraíso abre etapa devolutiva dos Fóruns Regionais de Governo

ForumSebastiao

O Território Sudoeste deu início à etapa de devolutivas dos Fóruns Regionais de Governo de Minas Gerais, em São Sebastião do Paraíso. O encontro teve o objetivo de instalar o Colegiado Executivo do Território e apresentar quais ações de custeio e gestão, levantadas pela população nas rodadas inicias dos Fóruns Regionais, foram incluídas no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).

Ações relativas a investimentos e pessoal serão abordadas nos próximos meses.

O secretário executivo do Território Sudoeste, Juarez Moreira, ressalta que a população tem perguntado sobre o que foi feito com as demandas levantadas no Fórum Regional do território. “É fundamental que aconteça essa devolutiva para que possamos dar retorno, além de acompanhar as demandas. E que elas efetivamente se tornem ações de Governo”.

Para a representante da sociedade civil no Colegiado Executivo, Nydia Carvalho, da cidade de Passos, essa etapa é a hora de checar o que foi discutido na região. “O pessoal está muito interessado no debate, que está em um nível muito bom. Isso é construção”, elogia.

Saúde, educação e cultura

Entre as ações da categoria “Custeio”, relacionada às despesas com a manutenção das atividades para a garantia da prestação dos serviços públicos, estão:

- redefinição do recurso a ser disponibilizado para a rede de saúde de urgência e emergência no Estado;

- descentralização de recursos para garantir o funcionamento de laboratórios de informática em todas as escolas;

- maior comunicação, divulgação e oferecimento de formação profissional para educadores, como por exemplo, Educação Especial, Educação Integral, Educação do Campo, Indígenas etc.

Já na categoria “Gestão”, que não apresenta necessidade de recursos, algumas das ações apresentadas são:

-reformulação e fortalecimento do Fundo Estadual de Cultura;

- criação do programa de descentralização da assistência farmacêutica contemplando estados e municípios na responsabilização da atenção farmacêutica;

- criação do grupo de trabalho de apoio aos municípios visando simplificar o atendimento de suas demandas e integrar as políticas públicas.

1ª e 2ª rodadas

Dos 34 municípios que compõem o Território Sudoeste, 31 participaram das rodadas anteriores dos Fóruns Regionais, com o total de 1.119 participantes. Foram levantadas 558 propostas nos grupos de trabalho.

O eixo Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico teve o maior número de demandas (184), seguido por Saúde e Proteção Social (118), Educação e Cultura (99), Segurança Pública (80), Infraestrutura e Logística (77).

Durante a primeira rodada, o governador Fernando Pimentel anunciou investimentos para o território Sudoeste. As obras do Centro Socioeducativo de Passos, por exemplo, já foram retomadas, com previsão de conclusão para este mês de dezembro.

Também está sendo implantado o primeiro curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). As provas do vestibular acontecem no próximo dia 6 de dezembro, com 5.085 inscritos para 40 vagas, sendo o mais concorrido do país.

Fonte: Agência Minas