Antônio Andrade entrega Comenda Teófilo Otoni no Serro

Vice-governador ressalta em seu discurso o compromisso da participação popular e a regionalização das ações governamentais

RSC 8379-1

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, ressaltou o compromisso da nova gestão estadual em realizar um governo participativo e regionalizado durante a cerimônia de entrega da Comenda Teófilo Otoni, no Serro, Território do Alto Jequitinhonha, nesta sexta-feira (27/11). Em seu discurso, Antônio Andrade também lembrou que Teófilo Otoni foi exemplo de espírito republicano. O presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes, foi o orador da cerimônia.

“Desde que assumimos o Estado, eu e o governador Fernando Pimentel nos mantivemos firmes ao projeto inicial de construir um Governo participativo e regionalizado”, afirmou o vice-governador.

Antônio Andrade ainda valorizou o esforço do governo para superar as dificuldades financeiras encontradas pela nova gestão, conseguindo avanços principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança pública.

“Temos a tarefa de gerir com responsabilidade para resgatar a capacidade de investimento do Estado. Estamos ajustando as contas, certos de que a austeridade do presente significará a prosperidade do futuro. Para isso, seguiremos caminhando ombreados com o nosso povo. A solução para vencer as adversidades está na união e na força do trabalho. E isso, nós, mineiros, temos de sobra”, destacou.

O prefeito de Serro, Epaminondas Pires de Miranda, destacou a mudança de atitude do atual governo. “Sabemos que as administrações anteriores do governo do Estado governavam para um grupo. Hoje, temos esse modelo de governar para todos e ouvir para governar. Com certeza, Minas Gerais irá voltar para os rumos do desenvolvimento”, disse.

Exemplo

A trajetória de vida e política de Teófilo Otoni, segundo Antônio Andrade, deve ser levada como exemplo nos dias de hoje. “Professor, jornalista, deputado e senador, Teófilo Otoni esteve sempre à frente dos demais. Levou consigo o espírito republicano. Suas ideias, sonhos e desejos repercutiram no desenvolvimento de toda Minas Gerais”, afirmou.

Para o orador oficial da cerimônia, Adalclever Lopes, apesar de a região possuir diversas tradições e potencialidades, os vales do Jequitinhonha e Mucuri ainda apresentam baixos índices socioeconômicos.

“Que cada um de nós, inspirados pelo exemplo de patrono da comenda que aqui se reúne, possa contribuir para que as cidades do Serro e Teófilo Otoni, assim como toda a região, possam alcançar qualidade de vida e desenvolvimento socioeconômico que desejamos”, disse.

Adalclever Lopes ainda ressaltou alguns dos feitos de Teófilo Otoni em prol da região, classificando-o como “desbravador”. “Liderou expedições pelo nordeste mineiro, no intuito de abrir caminho para escoamento da produção agrícola, gerando grandes perspectivas para o desenvolvimento da região”, concluiu.

A Medalha

A Comenda Teófilo Otoni foi instituída em 2007 e tem como finalidade homenagear pessoas e instituições que se tenham dedicado ao desenvolvimento político, cultural, econômico e social das regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais e vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Concedida anualmente, o evento é realizado no dia 27 de novembro, data de nascimento de Teófilo Benedito Otoni, alternadamente nos municípios de Serro e Teófilo Otoni.

Também estiveram presentes na cerimônia secretários de Estado, presidentes e representantes de autarquias e fundações estaduais, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas e sociais da região.

Fonte: Agência Minas