Secretários Executivos se reúnem para debater próximos passos dos Fóruns Regionais

Encontro aconteceu na Cidade Administrativa para o alinhamento das diretrizes de atuação dos Colegiados Executivos dos Fóruns

IMG 20151112 102117853 HDR

Secretários executivos de todos os 17 Territórios de Desenvolvimento, juntamente com os membros da coordenação dos Fóruns Regionais e interlocutores de diversas secretarias estaduais, estiveram reunidos nessa quinta-feira (12/11) na Cidade Administrativa.

A reunião teve como objetivo o alinhamento das diretrizes de atuação dos Colegiados Executivos dos Fóruns, o aprimoramento da integração entre os órgãos de Governo e o cronograma previsto para as próximas atividades dos Fóruns.

A reunião contou também com a presença do subsecretário de Gestão da Estratégia Governamental da Secretaria de Planejamento e Gestão, César Lima, que apresentou o tratamento às informações coletadas nos Fóruns Regionais ao longo do 2º semestre de 2015.

Segundo o subsecretário, “os fóruns superaram as expectativas do Governo, tanto em adesão da população quanto na qualidade das discussões, que permitiram a realização de um diagnóstico bastante apurado das principais necessidades do povo mineiro”.

O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que irá orientar as ações do Governo pelos próximos 11 anos, foi enviado para apreciação da ALMG, no último dia 4/11, já com as diretrizes levantadas a partir de demandas advindas dos Fóruns.

O assessor de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo, pôde apresentar também as estratégias de internacionalização do Estado. Segundo Perpétuo, entre os objetivos dessa estratégia está o fortalecimento e criação, em toda Minas Gerais, de órgãos que atuem no diálogo com instituições internacionais, em especial no âmbito dos municípios.

“Os Fóruns Regionais e seus secretários executivos serão fundamentais nesse processo, pois representam grandes atores na integração das ações de Governo, entre elas a internacionalização do Estado de forma territorializada, que pode gerar grandes benefícios à população mineira no médio e longo prazos”, ressaltou Rodrigo Perpétuo, que completou sua apresentação dizendo que o processo de capacitação de todos os membros dos Colegiados Executivos deverá entrar em curso no 1º semestre de 2016.

Próxima etapa

O diagnóstico feito a partir da participação popular nos Fóruns Regionais serviu como base para a elaboração do PMDI e do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que também passou por avaliação da sociedade civil e deputados estaduais em audiências públicas na ALMG.

Agora o Governo se prepara para apresentar à sociedade alguns dos resultados parciais desse processo que está sendo chamado de “Etapa Devolutiva”. A partir de dezembro, novas reuniões serão convocadas em todos os territórios para a efetivação dos Colegiados Executivos e apresentação da primeira devolutiva parcial.

Fonte: Agência Minas