Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Governador destaca momento favorável para investimento em Minas Gerais

Pimentel participou, em Milão, de seminário sobre economia criativa e destacou as qualidades do Estado para atrair capital externo

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

governador-destaca-momento-favoravel-para-investimento-em-minas-gerais

Ao participar, nesta quarta-feira (14/10), em Milão (Itália), da abertura do Seminário Tecnologia da Informação e Economia Criativa, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, afirmou ser o momento “extremamente favorável ao investimento estrangeiro no Brasil e em Minas Gerais”. Falando a empreendedores, ele lembrou os laços históricos do Estado com o povo italiano, ressaltando que “Minas Gerais está à espera, ansiosa para recebê-los e trabalhar juntos para engrandecer a economia do nosso país e da Itália”.

Para Fernando Pimentel, o Brasil passa por um momento de acomodação da economia à nova realidade mundial, que tem afetado especialmente os países emergentes em função da queda dos preços da commodities, a seu ver, a grande sustentação da balança comercial.

O governador destacou, como importantes neste momento de acomodação da economia, a desvalorização cambial, para que a indústria recupere a competitividade perdida com o real valorizado. Com isso, segundo Pimentel, melhoram as condições para que as empresas e corporações estrangeiras possam investir no Brasil. “Nossa indústria precisa, especialmente, de capital tecnológico, que a indústria europeia pode oferecer. A Itália tem mais capacidade de inovação e uma experiência longa em nosso estado”, afirmou, lembrando estarem em atividade em Minas Gerais muitas empresas de origem italiana - e que “nenhuma saiu do estado; pelo contrário, cresceram”.

Outro fator positivo apontado por Pimentel para o investimento externo em Minas Gerais é o ambiente de negócio comprovadamente favorável ao crescimento do capital, em virtude de “um cenário favorável de integração quase perfeita entre o empresariado, o governo do Estado, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. “Raras vezes houve uma confluência tão grande de iniciativas, interesses e vontade política e institucional para receber investimentos estrangeiros”, afirmou.

Como exemplo dessa interação, o governador citou o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), lançado no primeiro semestre, para oferta pública de 28 mil quilômetros de estradas estaduais mineiras e cujas primeiras propostas deverão ser recebidas ainda neste mês. A partir do PMI, será feita a modelagem para uma Parceria Público-Privada (PPP) para a concessão de parte significativa da malha viária sob responsabilidade do governo do Estado. “Mostra nossa disposição para receber e oferecer condições para o investidor estrangeiro ingressar no nosso estado com segurança, solidez e perspectiva de lucro”, completou.

O seminário integra a Semana de Minas Gerais em Milão. Contou ainda com a participação, entre outros dos presidentes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado, e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castelo Branco.

 

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias