Governador destaca esforço do Estado em atender antigas demandas da população

Ao todo, cerca de 16 mil pessoas já acompanharam o lançamento dos 16 Fóruns Regionais de Governo

governador-destaca-esforco-do-estado-em-atender-antigas-demandas-da-populacao

Após anunciar os investimentos para o Território Oeste, durante o lançamento do Fórum Regional de Governo em Divinópolis, nesta sexta-feira (18/9), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, destacou o esforço do Governo mineiro em atender ainda no início da gestão antigas reivindicações da população de todas as regiões do estado. Ao todo, 950 pessoas acompanharam o lançamento do Fórum.

“É preciso mudar o jeito de governar o estado. Existem reivindicações que eu estou ouvindo aqui, que eu já conhecia de antes, que estão aí há cinco, dez, 15 anos, como a obra na MG-050, o Hospital São João de Deus, a segurança pública, a questão da educação. Tudo isso vai sendo acumulado e não é resolvido. E tem que ser resolvido”, ressaltou o governador, afirmando que “não é com propaganda na televisão, dizendo que Minas tem a melhor energia, o melhor meio ambiente, a melhor educação (que isso vai ser resolvido), porque não tem, não é verdade. Nós queremos ter e vamos trabalhar para ter, mas tem que falar a verdade”.

Pimentel lembrou as dificuldades financeiras encontradas pela sua gestão ao assumir o Governo do Estado, o que não permitirá que todas as demandas apresentadas pela população sejam resolvidas de imediato. “O déficit é de R$ 7,2 bilhões. Então você tem que ouvir os mineiros e as mineiras, criar um mecanismo de participação. Todos juntos vamos definir quais são as prioridades, cada região vai nos dizer o que é mais importante”, afirmou.

Demandas

Na presença de lideranças políticas, de movimentos sociais e de moradores dos 56 municípios que integram o Território Oeste, os presentes aproveitaram para elogiar a iniciativa do Governo e também pedir soluções para alguns problemas. A coordenadora regional do movimento Quem Luta Educa, Maria Catarina Labore, agradeceu o governador por dar voz aos movimentos sociais. “Agora, nesse Governo, a democracia não está sendo mais amputada”, disse.

Representando o setor industrial de Divinópolis e região, Demétrius Arantes acredita que só com a ida do Governo a todas as regiões do estado será possível fazer uma boa gestão. “Não é ficando no gabinete em Belo Horizonte que os problemas serão resolvidos. E o senhor está indo até o povo. Anunciar as melhorias no Hospital São João de Deus é atender toda a região Oeste”, avaliou.

Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais Regional Oeste, Afonso Gonzaga, ressaltou o fato de Pimentel estar cumprindo seus compromissos de campanha. “São de suma importância essas ações”, disse. Ele aproveitou para pedir ao governador a liberação mais rápida dos procedimentos de licenciamento ambiental em Minas.

Representando os prefeitos presentes, os chefes dos Executivos de Iguatama, Leonardo Carvalho Muniz, e de Divinópolis, Wladimir Azevedo, classificaram a presença do governador na região como um momento histórico. “Nós, prefeitos, podemos ajudar a encontrar as soluções dos problemas. Nós sabemos onde estão os problemas”, ressaltou Muniz. “É o início de uma importante caminhada”, completou Azevedo.

O deputado federal Jaime Martins também citou como fato histórico a presença de Pimentel em Divinópolis. “Poucas vezes na história reunimos governador, secretários e tantas lideranças de uma só vez”, disse. O parlamentar ainda citou o investimento na área da saúde como primordial para o Território Oeste.

Já o deputado estadual Fabiano Tolentino, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, focou seu discurso nos anúncios feitos pelo governador, defendendo as ações na MG-050 e os recursos da Copasa. “Já estava na hora (das obras do esgotamento sanitário). É importante para o nosso progresso”, finalizou.

Debate

Na parte da tarde, após a saída do governador Fernando Pimentel, a população teve a oportunidade de debater e entender detalhes do projeto dos fóruns. Um formulário para apresentação das demandas também foi entregue.

Os secretários de Estado e lideranças regionais presentes responderam as dúvidas e os presentes já puderam citar alguns dos problemas mais frequentes na região.

Novo encontro

Com 56 municípios, o Território Oeste foi dividido em seis microterritórios: Bom Despacho, Divinópolis, Formiga, Itaúna, Pará de Minas e Campo Belo. Na segunda rodada do encontro, a população terá a oportunidade de apresentar suas demandas e elencar questões a serem incluídas no Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG), que será votado neste ano pela Assembleia Legislativa.

No mesmo encontro, será oficializado o grupo de trabalho representante do Território Oeste, que definirá as prioridades da região. Ele será composto por representantes da sociedade civil organizada e não-organizada, prefeitos, vereadores, deputados, representantes do Governo estadual.

Ao todo, cerca de 16 mil pessoas já acompanharam o lançamento dos 16 fóruns pelo Estado. Com a conclusão da primeira etapa do programa, com a instalação no Território Sul, em Pouso Alegre, todas as regiões estarão contempladas nos Fóruns de Governo. Segundo o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, existe a necessidade de o Governo encontrar alternativas para que o estado consiga crescer. “Estamos criando espaços de governança regional”.

Nesta sexta-feira também acompanharam o evento os secretários Helvécio Magalhães (Planejamento e Gestão), Fausto Pereira (Saúde), Murilo Valadares (Transporte e Obras Públicas) e Macaé Evaristo (Educação), os presidentes da Cemig, Mauro Borges, e da Copasa, Sinara Meireles, além de prefeitos, deputados, vereadores, representantes de entidades e de movimentos sociais, entre outros.

quadro-territorio-oeste

Fonte: Agência Minas