Secretário prestigia inauguração de Hospital no Sul de Minas

Unidade de Saúde em Borda da Mata terá atendimento 24 horas e passa a ser o Pronto-Socorro da cidade. Atendimento começa nesta terça-feira (8/9)

secretario-prestigia-inauguracao-de-hospital-no-sul-de-minas-site

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, representou na noite dessa segunda-feira (7/9) o governador Fernando Pimentel na solenidade de inauguração da primeira etapa do Hospital Monsenhor Pedro Cintra, em Borda da Mata, região Sul do estado. A unidade sofreu adequações, conforme as normas do Ministério da Saúde, e agora passa a ser o Pronto-Socorro Municipal.

Essa primeira etapa é a abertura para atendimentos de urgência e emergência, com a ampliação de mais leitos – serviço que já acontece no Centro de Saúde do município, entretanto, com leitos de retaguarda, exclusivos para crianças e gestantes. Dessa forma, a inauguração garantirá mais conforto a todos os pacientes, evitando, assim, remoções para outras cidades.

“O governador Fernando Pimentel está totalmente focado em trabalhar para proporcionar mais e melhores condições para que as prefeituras disponham de uma estrutura física e de serviços adequados no que diz respeito à saúde. É com este ânimo, de quem se compromete, de quem faz a sua parte, que o Governo de Minas é parceiro das causas dos municípios”, ressaltou Odair Cunha, que durante o evento deixou um abraço do governador ao povo de Borda da Mata.

Demais etapas

O próximo passo a ser efetivado no Hospital é o credenciamento de clínicas médicas no Sistema Único de Saúde. Os pacientes vão contar com atendimentos e tratamentos, que hoje são encaminhados para outros municípios, dentro da própria cidade.

Já a terceira e última etapa a ser realizada para o completo funcionamento do Hospital de Borda da Mata é a realização de cirurgias eletivas e obstetrícias.

Em parceria com o Hospital Regional de Pouso Alegre e com o Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Cisamesp), a Prefeitura pretende firmar convênios para que Borda da Mata se transforme em um polo microrregional de saúde, dessa forma, os atendimentos nas grandes cidades serão aliviados, as filas ficarão menores e o acesso a pacientes de toda a região será ampliado.