Detectamos que o seu navegador está desatualizado. Para uma melhor visualização do conteúdo, recomendamos que baixe uma versão mais recente.

Menu

Notícia

Hemominas da capital vai funcionar sábado para regularizar oferta de sangue

O Hemocentro de Belo Horizonte, a maior unidade da Hemominas no Estado, vai funcionar normalmente, das 7h às 18h, neste sábado (1º), feriado do Dia do Trabalhador.

Compartilhar notícia

  • ícone de compartilhamento

O Hemocentro de Belo Horizonte, a maior unidade da Hemominas no Estado, vai funcionar normalmente, das 7h às 18h, neste sábado (1º), feriado do Dia do Trabalhador. Na última semana, a rede de unidades da Hemominas registrou 50% de queda no comparecimento de doadores, chegando a comprometer a disponibilidade de sangue para transfusões no Estado.

O sangue é perecível, ou seja, tem prazo de validade. Em condições adequadas de armazenagem, a parte vermelha - hemácias - dura até 35 dias; e as plaquetas, que auxiliam na coagulação, duram até cinco dias. Por isso a necessidade de doações diárias, para que não haja falta na oferta de hemocomponentes.

Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos de idade e que não tenham doença de Chagas. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano, em intervalos mínimos de 60 dias. Mulheres podem doar até três vezes em um período de 12 meses, em intervalos mínimos de 90 dias.

Quem ainda não se vacinou contra o vírus H1N1, deve realizar a doação antes de tomar a vacina. Quem já se vacinou, deve aguardar quatro semanas para realizar a doação, evitando resultados falso-reagentes nos testes sorológicos. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. O Hemocentro de Belo Horizonte funciona na alameda Ezequiel Dias, nº 321.

Fonte:

Últimas Notícias