Governador libera recursos para obras de infraestrutura em Juruaia

O governador Antonio Anastasia assinou, nesta terça-feira, em Juruaia, no Sul de Minas, convênio para a liberação de recursos do Tesouro do Estado para obras de infraestrutura urbana do município.

Governador libera recursos para obras de infraestrutura em Juruaia
Governador Antonio Anastasia em pronunciamento na abertura da 13ª Felinju.                                 Foto:Lúcia Sebe/Secom MG

O governador Antonio Anastasia assinou, nesta terça-feira (27), em Juruaia, no Sul de Minas, convênio para a liberação de recursos do Tesouro do Estado para obras de infraestrutura urbana do município. Do total de R$ 300 mil liberados, R$ 120 mil serão destinados à pavimentação urbana e R$ 180 mil serão investidos na revitalização da Praça Prefeito Benjamin Antonio. Com 8.500 habitantes, Juruaia é o primeiro polo industrial de lingerie de Minas e o terceiro do país. Todos os anos, o município realiza a tradicional Feira de Lingerie de Juruaia (Felinju) recebendo milhares de visitantes.

“Esses convênios fazem parte do projeto do Governo de Minas em dotar os municípios de infraestrutura para, assim, aumentarmos os investimentos, gerando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o governador.

Centro de Convenções

Durante visita ao município, o governador abriu a 13ª edição da Feira de Lingerie de Juruaia, evento que movimenta os negócios da moda íntima do município e região, destacando-se entre os maiores eventos do setor do país. Em seu pronunciamento durante a solenidade, ele afirmou que o Governo do Estado estuda parceria com a prefeitura para criar em Juruaia um centro de exposições da lingerie, antiga demanda do município.

“Vamos discutir com o prefeito uma antiga solicitação do município, que é a criação aqui, a médio prazo, de um centro de exposições da lingerie”, afirmou.

Após visitar a feira e assistir a desfile das marcas em exposição, Antonio Anastasia destacou a importância do evento para o desenvolvimento da economia do município. A feira reúne 150 confecções e recebe 20 mil pessoas, entre empresários, revendedores, consultores e distribuidores do Sul de Minas e de vários estados.

“Juruaia é hoje uma das mais importantes cidades do Brasil em termos de lingerie. Terceiro polo nacional, capital mineira da lingerie com grandes investimentos. O aumento do valor dos terrenos demonstra como o crescimento econômico foi muito positivo, a favor de Juruaia. Cumprimentamos a cidade, por essa sua prioridade, por ter identificado um foco econômico que dá emprego, renda e qualidade de vida a seus habitantes”, afirmou.

Emprego

O governador ressaltou que a identificação da vocação econômica pela moda permitiu ao município se desenvolver e aumentar o número de postos de trabalho. Juruaia produz hoje 500 mil peças em 78 fábricas de moda íntima, empregando cerca de 1.300 pessoas. Existem ainda 35 estabelecimentos de produção terceirizada e outras empresas ligadas ao setor que respondem por cerca de quatro mil postos de trabalho, o que garante faturamento mensal de R$ 12 milhões. Mais da metade da população trabalha na indústria de lingerie direta ou indiretamente.

“Conseguimos, ao longo dos últimos anos, modificar a realidade de Minas Gerais. Estamos em uma cidade que identificou o seu destino. Cada qual deve identificar o seu foco, a sua vocação. Os municípios mineiros que se desenvolveram são aqueles que se inspiraram e, junto com sua gente, identificaram sua vocação. Juruaia identificou uma vertente única, singular, importante, que é a lingerie”, afirmou o governador.

Parceria

O Governo de Minas é um dos grandes parceiros na realização da Feira de Lingerie de Juruaia. Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), o Estado apoia a realização de feiras de diversos segmentos produtivos em várias regiões. As feiras oferecem condições adequadas para viabilizar contatos entre a indústria, fornecedores, varejistas e consumidores em geral, fechando, assim, o ciclo da cadeia de produção, distribuição e consumo.

O Estado atua, também, na organização e incentivo aos Arranjos Produtivos Locais (APL) por meio de um Núcleo Gestor de Apoio aos APLs, sendo o de confecções um dos mais representativos. Os APLs, também conhecidos como clusters, caracterizam-se pela associação de empresas que atuam na mesma cadeia produtiva. Dados do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) mostram que dez APLs estão em atividade no Estado.

Reconhecimento

Em Juruaia, o governador Antonio Anastasia também foi homenageado com o título de Cidadão Honorário do município. A homenagem se deu em agradecimento ao governador pelos serviços prestados à população da cidade. A homenagem foi uma indicação do presidente da Câmara Municipal, vereador Rodrigo Luís Dias da Silva.

Durante a solenidade de entrega do título, no Centro Catequético, o governador agradeceu a homenagem em nome de todos os servidores mineiros que se esforçaram contribuindo de forma definitiva para a retomada do crescimento da economia do Estado. “Isso tudo decorre de um trabalho coletivo, e, sob a liderança de Aécio Neves, conseguimos modificar a realidade de Minas Gerais”, afirmou.