Ouro Preto celebra a liberdade no 21 de Abril e homenageia Tancredo Neves

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, presidirá, nesta quarta-feira (21), em Ouro Preto, na região Central do Estado, às 10 horas, a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência a 279 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e do país. A cerimônia marca o encerramento das comemorações da Semana da Inconfidência quando a histórica Ouro Preto celebra a Liberdade e, neste ano, homenageia o centenário do ex-presidente Tancredo Neves. A oradora oficial será a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Maior comenda concedida pelo Estado, a Medalha da Inconfidência é entregue desde 1952, com três designações: Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Além do Grande Colar concedido a chefes de Estado. Entre os agraciados estão ministros de Estado, parlamentares, artistas, professores e profissionais liberais que prestaram serviços relevantes para Minas Gerais e o Brasil.

Dedicação ao São Francisco

Três comandantes de embarcações que navegam no rio São Francisco receberão a Medalha da Inconfidência, nesta quarta-feira (21), em reconhecimento a mais de três décadas de trabalho transportando pessoas, alimentos e mercadorias. São eles: Cassiano José de Castro, Manuel Mariano da Cunha e Pedro Freitas Feitosa.

O comandante Cassiano José de Castro, hoje com 81 anos, aposentado, foi o primeiro a chegar ao Benjamim Guimarães. Começou como auxiliar de piloto em 1958, depois de ter se mudado de Cachoeira, na Bahia, onde nasceu, para a cidade de Pirapora, no Norte de Minas. Ele trabalhou na embarcação durante 31 anos ininterruptos, entre 1946 e 1989, pouco antes de o Benjamin Guimarães ser desativado.

O comandante Manuel Mariano da Cunha, amigo e vizinho de Cassiano, ainda está na ativa. É o comandante de honra do Benjamim Guimarães desde 2004. Ao seu lado está o comandante de bordo, Pedro Freitas Feitosa, responsável pelos passeios que os turistas fazem pelo trecho navegável do São Francisco, partindo de Pirapora.

Na solenidade, Manuel Mariano da Cunha representará os três comandantes. Último vapor movido à lenha no mundo, o Benjamim Guimarães foi construído, em 1913. Tombado pelo patrimônio histórico, está em operação, há seis anos, visitando cinco cidades ribeirinhas, nos 200 quilômetros que percorre entre Pirapora a São Romão.

Exemplo de vida

O professor Alexandro Alves de Lima, homenageado com a Medalha da Inconfidência, é um exemplo de vida para muitos mineiros. Deficiente visual desde que nasceu, ele aprendeu a transcrever livros e textos e fez disso uma motivação profissional. Ele ensina a atividade para outros cegos e também ministra cursos para pessoas interessadas em aprender o sistema braile. Atualmente, trabalha na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte.

Ajuda humanitária

Natural de Montes Claros, no Norte de Minas, o médico nefrologista Luiz Augusto Fernandes da Silva, homenageado com a Medalha da Inconfidência, tem se destacado pela sua atuação humanitária em forças-tarefas internacionais sob o comando das Sociedades Internacional, Latino Americana e Brasileira de Nefrologia e dos Médicos sem Fronteiras. O médico ajudou a socorrer vítimas na República do Kosovo, antiga Iugoslávia, em 2008.

Valorizando a cultura

Morador do Morro do Papagaio, em Belo Horizonte, o cantor Cristiano da Silva, mais conhecido como Cris do Morro, será homenageado com a Medalha de Honra por desenvolver projetos que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ele está à frente de programas culturais como o “Vozes do Morro”, “Favela Bela” e “Só Quero Ver o Meu Morro Feliz”.