Obras complementares na avenida Cristiano Machado iniciarão em dois meses

Dentro de dois meses serão iniciadas as obras complementares para melhoria da fluidez do tráfego da avenida Cristiano Machado, trecho da Linha Verde, em Belo Horizonte. A informação é do subsecretário de Transportes da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Fabrício Sampaio.

Segundo Sampaio, serão suprimidos 14 dos 29 semáforos existentes atualmente, o que poderá diminuir em até 20 minutos o trajeto na via nos horários de pico. Para isso, o Governo de Minas investirá R$ 18 milhões na construção de quatro novas passarelas e na complementação de quatro outras já existentes com a instalação de rampas e escadas. Serão investidos, ainda, mais R$ 3 milhões, que serão repassados à BHtrans, destinados a execução de 33 pequenas obras para melhorar a segurança na avenida.

De acordo com o subsecretário, o objetivo é melhorar a fluidez do tráfego na Cristiano Machado com a retirada de sinais de trânsito da avenida, tornando mais rápido o percurso do Centro de Belo Horizonte à Cidade Administrativa e ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e aumentar a segurança dos pedestres.

As novas passarelas serão construídas próximas às ruas Gabirobas, Jaquaruba, Gilson Bretas e Alberto Cintra 1 e complementadas as passarelas São Judas Tadeu,  Minas Shopping, Ouro Minas e Via 710. “Até dezembro estão concluídas todas as intervenções previstas”, adiantou o subsecretário.

Passarelas em construção

Já estão em andamento as obras de construção de duas novas passarelas na avenida Cristiano Machado, sendo uma próxima à rua Modelo e outra próxima à rua Piracema, que irão facilitar a ligação dos bairros 1º de Maio, Suzana, Palmares, Maria Virgínia e São Paulo, bairros próximos ao complexo de viadutos do anel rodoviário e complementadas a instalação de mais de seis quilômetros de gradis. Estão sendo investidos nessas obras cerca de R$ 5,2 milhões, recursos integrais do Governo de Minas. A construção das duas passarelas foi uma demanda das comunidades locais.

As obras estão sendo executadas pela Construtora Visor, com previsão de estarem concluídas até junho, conforme cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). As passarelas terão a mesma concepção arquitetônica das demais já instaladas na avenida Cristiano Machado, em estrutura metálica.

A líder comunitária da região, Léa Lúcia Andrade, considerou importante a instalação das passarelas, “devido ao intenso movimento de pessoas e de veículos leves e pesados no trecho. Com a passarela poderemos atravessar com tranquilidade”, comemorou.

Nos locais de travessia de pedestres foram instalados semáforos, uma fórmula encontrada, em caráter provisório, para proporcionar maior segurança para as pessoas. Os semáforos serão retirados, quando concluídas as obras das duas passarelas.