Governo inicia obras do Proacesso entre Miravânia e Cônego Marinho

O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta quinta-feira, no Palácio Tiradentes, lideranças políticas de Miravânia e de Cônego Marinho.

Governo inicia obras do Proacesso entre Miravânia e Cônego Marinho
O governador recebeu representantes de cidades beneficiadas pelo Proacesso.                                 Foto: Omar Freire/Imprensa MG

O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta quinta-feira (15), no Palácio Tiradentes, lideranças políticas de Miravânia e de Cônego Marinho, municípios do Norte de Minas beneficiados pelo Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso). As obras, num trecho de 66,4 km ligando as duas cidades por asfalto, serão iniciadas ainda este mês, com investimentos de R$ 35,5 milhões do Governo do Estado.

Segundo o governador, o Proacesso é um dos principais programas estruturadores do Governo de Minas pelo seu alcance social. Ele afirmou que onde não há asfalto dificilmente há progresso. O programa atende principalmente pequenos e médios municípios localizados nas regiões pobres do Estado, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos moradores dessas cidades.

“O Proacesso lançou luz sobre municípios que sempre estiveram à margem do desenvolvimento. O asfalto promove a integração, facilitando o acesso das pessoas aos serviços de saúde e educação, o escoamento da produção e atrai investimentos, gerando emprego e renda”, afirmou Antonio Anastasia, em seu pronunciamento.

De acordo com o governador, o Proacesso começou a ser desenhado, em 2002, a partir de um seminário realizado pela Assembleia Legislativa de Minas, que apontou a existência de 225 municípios mineiros ainda dependentes de estrada de terra para chegar a uma rodovia mais próxima.

“Um ano depois, o então governador Aécio Neves teve a sensibilidade e a ousadia de implantar um programa que mudaria definitivamente a realidade desses municípios. Conseguimos equilibrar as contas públicas, os investimentos vieram e as estradas começaram a ser feitas”, disse ele.

Balanço

Durante o encontro com as lideranças políticas, o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, fez um balanço do Proacesso e afirmou que o programa está promovendo uma revolução no Estado. “Antes de ser um programa de infraestrutura, o Proacesso tem um forte cunho social. Trata-se de uma ação que busca melhorar a qualidade de vida de um povo que mora em municípios onde estão registrados os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas”, disse o secretário.

Segundo ele, a estrada entre Miravânia e Cônego Marinho é um dos sete últimos trechos sob responsabilidade do Estado e que ainda não contam com acesso por asfalto. Até o fim deste ano, o Governo do Estado concluirá 100% do Proacesso na sua área de responsabilidade, pavimentando 5.450 quilômetros de rodovias e beneficiando diretamente 1,5 milhão de pessoas.

Dos 225 municípios mineiros que não contavam com estrada pavimentada, 219 trechos são de responsabilidade do Governo Estadual e 6 estão sob a responsabilidade do governo federal (DNIT).

Nesta última fase, estão sendo investidos R$ 196 milhões e pavimentados 337,5 km, beneficiando diretamente 30 mil pessoas. Já foram pavimentados 3.660 km, sendo que 146 acessos estão concluídos e 73 estão em andamento.

Norte de Minas

Além da estrada entre Miravânia e Cônego Marinho, 16 trechos estão em obras pelo Proacesso no Norte de Minas, o que significará mais 621 km asfaltados naquela região, com investimento de R$ 230 milhões.

Cerca de 60% dos municípios contemplados pelo Proacesso estão no Norte de Minas, nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce e na região Noroeste. São áreas que possuem IDH abaixo da média estadual. Na região Norte do Estado já foram aplicados mais de R$ 290 milhões nos 26 trechos concluídos com pavimentação de 797 km.

Novas oportunidades

O prefeito de Miravânia, Elpídeo Gomes Dourado, disse que a obra do Proacesso representa a abertura de novas oportunidades para os moradores do município. “Esses 66 km de asfalto estão levando esperança de desenvolvimento e de dignidade para a nossa população. Vamos ter acesso a outros centros consumidores e a nossa expectativa é de que o custo de vida fique mais barato através do custeio do transporte facilitado”, destacou.

No ano passado, Cônego Marinho já havia sido beneficiada com obras do Proacesso. Sete meses atrás, foi inaugurado um trecho de 32 km ligando o município a Januária. Segundo o prefeito Agidê Alves Santana, a conclusão do primeiro trecho foi responsável por uma mudança definitiva no panorama da cidade e ele acredita que os benefícios serão ainda maiores com o novo trecho de asfalto até Miravânia.

“Isso é um sonho que está sendo realizado para nós de Cônego Marinho, porque é uma obra de grande magnitude que traz o progresso. Costumo dizer que a estrada é o cartão postal da cidade, que nos trará muita alegria e desenvolvimento para nossa região”, afirmou.