Governador visita Congresso Nacional e Ministério da Justiça

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, realiza, nesta quinta-feira, em Brasília, sua primeira visita oficial aos chefes dos poderes após assumir o Governo do Estado em 31 de março.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, realiza, nesta quinta-feira (8), em Brasília, sua primeira visita oficial aos chefes dos poderes após assumir o Governo do Estado em 31 de março. Pela manhã, ele visitou o Ministério da Justiça e o Congresso Nacional, onde foi recebido pelos presidentes das duas Casas e por deputados federais e senadores mineiros. Ao final da tarde o governador se reunirá com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Acredito que faz parte dessa convivência que deve ser feita sempre de natureza republicana. É, portanto, uma visita de natureza protocolar e institucional e que Minas Gerais faz aos poderes constituídos em Brasília. Trata-se de uma convivência republicana e até mesmo uma forma educada de se apresentar aos poderes da República”, segundo o governador Antonio Anastasia.

O governador foi recebido no Senado e na Câmara dos Deputados pela bancada mineira e parlamentares de outros estados. Após se reunir com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, ele se reuniu separadamente com o presidente do Senado, José Sarney, e com o presidente da Câmara, deputado federal Michel Temer.

Segurança

Durante a manhã, Antonio Anastasia conversou sobre segurança pública com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto. Segundo ele, o ministro afirmou estar aberto a dar continuidade às parcerias desenvolvidas com o Estado na política de segurança em Minas.

“Eu conversava com o ministro da Justiça, com quem eu tive a honra de trabalhar no passado, e discutimos algumas coisas de segurança pública. Ele está muito aberto a ajudar bastante Minas”, afirmou.

Antonio Anastasia lembrou que Minas é um dos estados que mais investem em segurança pública em relação ao orçamento. De 2003 a 2009, foram mais de R$ 25,8 bilhões aplicados na área. Esses investimentos permitiram a Minas reverter os indicadores de violência do Estado a índices de dez anos atrás. Em sete anos, a criminalidade violenta reduziu 45,2% em todas as regiões do Estado.

“Eu lembrava a ele que Minas é o estado que mais investe em relação ao seu orçamento na segurança pública que, a despeito das melhoras que ele mesmo confirmava, especialmente no sistema penitenciário e na integração das polícias, temos hoje um grande mal nacional, que é a questão das drogas, lamentavelmente. Essa questão está presente em todos os Estados da Federação, nas cidades grandes e no interior do Brasil” , disse.

Minas implantou, de forma inovadora, a política de integração das forças de segurança. Hoje, polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros atuam de forma integrada, compartilhando dados e informações, realizando operações conjuntas, e contribuindo para a melhoria da segurança da população. Os investimentos permitiram a expressiva ampliação em 383% na capacidade do sistema prisional; o aumento de 23% do efetivo policial nas ruas; o crescimento de 85% do número de viaturas policiais; e implantação de eficientes programas de prevenção à criminalidade com reconhecimento internacional.