Governador assume compromisso de aprofundar avanços

Mesmo com a chuva que caiu na tarde desta quarta-feira, em Belo Horizonte, cerca de 8 mil pessoas estiveram na Praça da Liberdade para acompanhar a solenidade.

Governador assume compromisso de aprofundar avanços
Governador Antonio Anastasia ao lado do ex-governador Aécio Neves.                                       Foto: Lúcia Sebe/Secom MG

Mesmo com a chuva que caiu na tarde desta quarta-feira (31), em Belo Horizonte, cerca de oito mil pessoas estiveram na Praça da Liberdade para acompanhar a solenidade de transmissão de cargo do ex-governador Aécio Neves para o novo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Repetindo a tradição mineira, eles discursaram da sacada do Palácio da Liberdade, acompanhados dos ex-governadores do Estado - Itamar Franco, Eduardo Azeredo, Francelino Pereira e Rondon Pacheco. Ao discursar, Antonio Anastasia assumiu os compromissos de garantir avanços nas ações e programas iniciados por Aécio Neves e atuar pelo fortalecimento dos municípios e pela eficiência na gestão pública em favor da população.

“Terei a honra imensa de sucedê-lo no comando do Estado, concluindo seu mandato, com absoluta lealdade, ética e responsabilidade, mirando-me em seu exemplo de conduta invulgar e na grandeza de seus gestos. Meu esforço, sobre-humano se necessário, será o de dar continuidade à sua aplaudida e reconhecida administração, sempre inovando e aperfeiçoando; aliás, como foram os quase oito anos de seu histórico governo. Os compromissos de Aécio Neves são os compromissos de Antonio Anastasia”, afirmou o novo governador.

Ele completou: “aqui também estamos para reafirmar nossa lealdade à sua luta, que também é nossa luta: pelo fortalecimento da federação, pelo prestígio aos nossos municípios, pelo respeito às pessoas, pela eficiência na gestão pública, pela ética e pela responsabilidade no trato da coisa pública”.

Mutirão em favor de Minas

Para Antonio Anastasia, a solenidade de transmissão de cargo é um misto de despedida ao ex-governador e de felicidade por ter atuado na equipe do Governo de Minas nestes últimos sete anos e três meses.

“Neste momento, nosso sentimento é um misto de saudade antecipada e de imensa alegria de ter podido participar, sob sua liderança, deste mutirão realizado a favor de Minas Gerais e de seu povo. Tive o sublime privilégio de ter convivido, por todos estes anos, com nosso governador Aécio Neves, o estadista ousado, o político arguto, o administrador competente, o homem público probo, o líder carismático”, afirmou o governador.

Após discursarem na sacada do Palácio, Anastasia recebeu de Aécio Neves o Grande Colar da Inconfidência, honraria maior do Governo de Minas, simbolizando a transmissão do cargo. Na sacada do Palácio da Liberdade, os dois estavam cercados de amigos, familiares, autoridades, além dos ex-governadores.

O governador Anastasia também reafirmou o compromisso de avançar nas parcerias firmadas ao longo do Governo Aécio Neves.

“Todos os mineiros sentem, em seu dia a dia, as sensíveis modificações de nosso Estado, fruto das fundamentais parcerias celebradas pelo Governo do Estado com as Prefeituras Municipais, com o setor produtivo, com a sociedade civil, com as universidades, sempre com o decisivo apoio das bases parlamentares, estadual e federal, de sustentação de nosso Governo”.

Compromissos cumpridos

O ex-governador Aécio Neves, ao transferir o cargo para Anastasia, destacou que deixa o Governo de Minas em cumprimento à lei eleitoral. Em seu pronunciamento feito na sacada, acompanhado dos ex-governadores presentes, ele disse que retorna à condição de cidadão mineiro certo de ter cumprido os compromissos que assumiu com a população em seus dois mandatos.

“É com essa emoção que me despeço de vocês como governador, para voltar ao meio de todos, como cidadão e conterrâneo, para os acompanhar e receber o que o destino me reservar. Aos amigos queridos que de todas as partes de Minas e de outros cantos do Brasil aqui para nos abraçar e compartilhar conosco esses momentos tão marcantes. Obrigado, muito obrigado, e levem para suas casas a certeza de que aqui o chão de terra dessas ruas, pratica-se a política com ética, trabalho e o mais importante, com generosidade”, afirmou.

Aécio Neves disse ainda ter confiança de que Anastasia irá prosseguir com os compromissos firmados com a população.

“Investido no cargo, o governador Anastasia leva consigo todos os compromissos que pactuamos nas ruas, com os mineiros. Tenho certeza que ele também os cumprirá, um a um. Estou certo, governador Antonio Anastasia, que sua gestão manterá a mesma ousadia e a mesma coragem que nos guiou, desde o início e nos trouxe até aqui”.

Aécio Neves foi eleito governador de Minas Gerais, em primeiro turno, em 2002 com uma votação histórica no Estado: 5.282.043 votos, o correspondente a mais da metade dos votos válidos (58%). Em 3 de outubro de 2006, foi reeleito tendo como vice-governador Antonio Anastasia. Eles obtiveram uma votação histórica no Estado. Foram eleitos no primeiro turno das eleições com 7.482.809 votos que representam 77,03% dos votos válidos.