Cohab/MG entrega chaves da casa própria em Porteirinha e São Geraldo

Cinquenta famílias de Porteirinha, no Norte de Minas, e 34 de São Geraldo, na Zona da Mata, receberam, nessa sexta-feira e sábado, do Governo de Minas, as chaves da casa própria dos conjuntos habitacionais construídos pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) nos dois municípios.

Cinquenta famílias de Porteirinha, no Norte de Minas, e 34 de São Geraldo, na Zona da Mata, receberam, nessa sexta-feira (26) e sábado (27), do Governo de Minas, as chaves da casa própria dos conjuntos habitacionais construídos pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) nos dois municípios.

Em Porteirinha, metade das famílias beneficiadas é chefiada por mulheres que, por causa dessa condição social, ganharam pontuação maior na classificação geral da concorrência com os demais candidatos. Já em São Geraldo, foram 15 as mulheres atendidas, sendo uma delas idosa. Essa situação também vale mais pontos e, além disso, assegura o mínimo de 3% do total de casas à venda, se o idoso atender as exigências do cadastro de crédito.

Em São Geraldo, o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, destacou a atuação da companhia e a parceira com a prefeitura municipal. Na construção dos dois novos conjuntos, o Governo de Minas investiu R$ 2,26 milhões, e as prefeituras realizaram as obras de infraestrutura. Com as duas inaugurações, a Cohab/MG atingiu a marca de 21.907 moradias entregues às famílias mineiras. São Geraldo fica a 253 km de Belo Horizonte e tem, hoje, quase 10 mil habitantes. Porteirinha localiza-se a quase 600 km da capital. Nas duas cidades, cerca de 340 pessoas, membros das famílias atendidas, foram beneficiadas com a entrega das chaves da casa própria.

Beneficiárias

Em Porteirinha, Maria das Dores Santana e família comemoraram muito o recebimento da nova casa no CH Gentil Martins Ribeiro. Antes eles moravam em uma casa de aluguel onde havia muita dificuldade para a locomoção da cadeira de rodas de um dos filhos, portador de necessidades especiais. O quarto dele, a cozinha, o banheiro e o quintal tinham degraus, e no banheiro não existia suporte para uma pessoa com deficiência física.

Outra das mulheres beneficiadas é a professora Carla Pereira Melo. Coordenadora do programa Educação para Jovens e Adultos, ela recebe mensalmente cerca de R$ 600 e mora em casa com os pais, um irmão e um avô. A entrega das chaves adiantou a realização de um plano importante na vida de Carla, o casamento. “Só estava esperando a entrega das chaves pra decidir a data. Se não fosse por essa conquista, teria de adiar o casamento para o ano que vem e moraríamos de aluguel”, conta.

São Geraldo

Maria das Dores Ângelo vive em São Geraldo e pertence a uma das 34 famílias que agora também têm casa própria na cidade. A mutuária conta que a casa onde morava tem dois pavimentos e, para ter acesso aos quartos, eles precisavam subir uma escada na parte externa da casa. Em dias de chuva não existia outra opção para ir dos quartos para os outros cômodos.