Anunciada a destinação de mais três prédios do Circuito Cultural Praça da Liberdade

O governador Aécio Neves anunciou, nesta sexta-feira, as novas destinações para os prédios do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), da Secretaria de Cultura e de um galpão localizado nos fundos do Palácio da Liberdade.

O governador Aécio Neves anunciou, nesta sexta-feira (26), as novas destinações para os prédios do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), da Secretaria de Cultura (SEC) e de um galpão localizado nos fundos do Palácio da Liberdade. Os prédios públicos abrigarão espaços de cultura e integrarão o Circuito Cultural Praça da Liberdade, inaugurado nesta semana com o Espaço TIM UFMG do Conhecimento e o Museu das Minas e do Metal EBX. O anúncio aconteceu durante assinatura de convênio com a Fundação Roberto Marinho para criação do novo Museu do Homem Brasileiro, a ser instalado no antigo prédio da Secretaria de Viação e Obras.

A primeira proposta será a ocupação do Palacete Dantas e do Solar Narbona, que abrigam, desde 1983, a Secretaria de Cultura. Segundo o governador, eles serão transformados e adaptados para se tornarem a nova sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). A Secretaria de Cultura permanecerá nos prédios até o final de maio, quando será transferida para a Cidade Administrativa.

“Vamos criar ali um centro de referência em restauração. Restauração do nosso patrimônio. Minas tem um patrimônio extraordinário, temos que criar ali um centro de referência para fornecer profissionais qualificados para restaurar o patrimônio mineiro e restaurar o patrimônio também brasileiro”, afirmou o governador em entrevista.

Iepha-MG

O Iepha-MG atua em todo o Estado, recuperando bens tombados e contribuindo para a preservação do patrimônio histórico mineiro. Somente nos últimos dois anos, o órgão acompanhou a realização de cerca de 100 obras de restauração de edificações e 20 obras de arte, entre imagens, forros e telas.

Com 140 funcionários, o instituto desenvolve atividades que têm grande participação do público externo. A primeira é o ateliê de restauração. Qualquer pessoa pode acompanhar de perto a recuperação de uma obra, como imagens sacras, forro de igreja, entre outras. As visitas são permitidas, uma vez por semana, com orientação dos técnicos restauradores.

A biblioteca técnica do Iepha é aberta diariamente para o público. O acervo é formado por livros de arte, história, arquitetura e artes plásticas, além de mapas, dossiês de tombamento, relatórios de projetos e obras, fotografias, plantas, além de títulos nas áreas de patrimônio cultural. Ainda abriga o arquivo do ICMS Cultural com a documentação de todos os municípios atendidos com o benefício criado pioneiramente pelo Governo de Minas.

Museu do Automóvel

Durante a solenidade que contou com a presença da prefeita em exercício, Luzia Ferreira, o governador também anunciou a parceria com a Fiat Automóveis para implantar o Museu do Automóvel, em um galpão de 2 mil metros quadrados que faz parte do complexo do Palácio da Liberdade. O espaço servia de estacionamento para veículos do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais. Com a transferência das atividades do Palácio dos Despachos para a Cidade Administrativa, o espaço foi desocupado.

“Atrás do Palácio da Liberdade, onde hoje é a garagem, as atividades ali também serão efêmeras. Vamos fazer um grande e talvez o mais importante Museu do Automóvel do Brasil. Uma parceria com a Fiat. Vamos contar a história do automóvel, temos colecionadores, inclusive o Clube do Automóvel aqui de Minas Gerais será nosso parceiro também nesse projeto. É um público diferenciado, mas que acho que ajudará a Praça da Liberdade se transformar de praça do poder, agora definitivamente, em praça do povo mineiro e brasileiro”, disse.

Hotel Cinco Estrelas

O governador anunciou ainda os estudos para implantação de um hotel cinco estrelas no prédio que hoje abriga o Ipsemg que será desocupado nos próximos meses com a transferência do órgão para a Cidade Administrativa. O projeto está sendo avaliado pela Unidade PPP da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede) que estuda a viabilidade técnica e econômica do edifício para ser adaptado à nova destinação.

“No prédio do Ipsemg, que se transfere também para a Cidade Administrativa, teremos um hotel de qualidade, um hotel-butique, vanguardista, que se integra também à Praça e o próprio movimento da Praça viabilizará esse hotel. Vamos abrir consulta, haverá uma licitação e já existem alguns grupos, inclusive, interessados em remodelar todo aquele Ipsemg e vamos ter ali, são 11 andares, vamos ter um belíssimo hotel, uma das carências de Belo Horizonte”, disse o governador.

Os estudos estão sendo elaborados por uma equipe formada por profissionais de reconhecida experiência no setor de modelagem de negócios. O edifício de 11 andares, inaugurado em 1965, foi projetado pelo arquiteto Raphael Hardy Filho. Com 11,4 mil metros quadrados de área construída, é tombado pelo patrimônio histórico.

Caso o negócio seja viável o prédio pode abrigar até 90 apartamentos. O projeto deverá então ser levado a consulta pública até junho, para, em seguida, iniciar o processo de licitação. A implantação de um hotel na Praça da Liberdade vem atender às demandas da capital mineira por novas e confortáveis acomodações.

Durante a construção de Belo Horizonte no final do século XIX, o projeto do construtor Aarão Reis previa a implantação de um hotel no local onde foi construído o prédio do Ipsemg.