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Governo assina aditivo para ampliar aeroporto em Confins

O governador Aécio Neves e o presidente da Infraero, assinaram nesta quinta-feira, no Palácio Tiradentes, termo aditivo ao acordo de cooperação técnica para a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves.

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Governo assina aditivo para ampliar aeroporto em Confins
O governador Aécio Neves durante solenidade na Cidade Administrativa.                                     Foto:Lúcia Sebe/Secom MG

O governador Aécio Neves e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, assinaram nesta quinta-feira (25), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, termo aditivo ao acordo de cooperação técnica para a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O aditivo define os compromissos assumidos pela Infraero para promover a ampliação do terminal 1 do aeroporto e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2. A Infraero também anunciou que, em 60 dias, será aberta a licitação para os primeiros blocos do Aeroporto Indústria, que está sendo instalado em Confins.

“Devo registrar que a Infraero cumpre aqui hoje um compromisso assumido com o Governo de Minas Gerais. Havíamos, desde o ano passado, definido uma parceria para executar o projeto executivo extremamente urgente para que possamos licitar as obras do terminal 2”, explicou o governador.

A parceria firmada entre o Governo de Minas e a Infraero prevê que o Estado será responsável pelo projeto executivo e pela licitação, e a Infraero fará o repasse dos recursos.

“Essa parceria é um compromisso assumido por mim e pelo governador, importante para a Infraero, no sentido de agilizar o novo terminal do aeroporto, com a integração com o terminal atual, porque há uma interface grande de engenharia a ser desenvolvida. A Infraero tem um compromisso grande com Confins, principalmente na gestão do governador Aécio Neves, quando fizemos a integração do aeroporto com a estrutura urbana da cidade, graças a essa via que vemos aqui agora e com a Cidade Administrativa mais perto do aeroporto”, afirmou o presidente da Infraero, em referência à Linha Verde, via de acesso rápido entre o centro da cidade e o Aeroporto, construída com recursos do Governo de Minas.

Obras

Pela previsão da Infraero, as obras de ampliação do terminal 1, que deverá aumentar a capacidade do Aeroporto Internacional dos atuais 5,5 milhões para sete milhões, devem ser iniciadas em 2011.

Já o projeto executivo para a construção do terminal 2 deve ser entregue à Infraero pelo Governo de Minas dentro de um ano. A previsão é que dentro de 30 dias a Infraero repasse os recursos para a elaboração do projeto. O valor estimado é US$ 10 milhões. Já a construção do terminal 2 deve ampliar a capacidade para 12 milhões de passageiros.

“Sabemos que o Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, planejado no seu Terminal 1 para alguma coisa em torno de 5,5 milhões de passageiros, já está com praticamente o seu limite, já está saturado seu tráfego e trânsito de passageiros, inclusive em determinados horários. O que queremos é fazer algumas adaptações no Terminal 1, ampliando e, obviamente, fazendo a conexão correta com o Terminal 2. Nosso objetivo é que até a Copa de 2014 tenhamos duplicada a capacidade do Aeroporto Tancredo Neves levando mais conforto às pessoas, mais segurança, mais tranqüilidade”, destacou Aécio Neves.

Entre as obras previstas para o terminal 1 estão a extensão da atual pista de pouso e decolagem em, no mínimo, 600 metros; novo pátio de aeronaves e complementação do sistema de táxi. A finalização está prevista para 2012.

O acordo de cooperação técnica entre a Infraero e o Governo de Minas foi assinado em novembro de 2009, com prazo de 33 meses. Com o aditivo, passa a vigorar por 60 meses.

Obrigações do Estado

Com o aditivo ao acordo de cooperação, o Governo de Minas também fica responsável por desenvolver o projeto básico do transporte sobre trilhos entre o Aeroporto Internacional Tancredo Neves e a estação Vilarinho, do Metrô de Belo Horizonte. Também ficará a cargo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) contratar os estudos de impacto ambiental e promover a ocupação ordenada do entorno do aeroporto, levando em conta o plano estratégico para o desenvolvimento do Vetor Norte.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, garantiu que haverá agilidade na execução dos projetos que ficaram sob responsabilidade do Estado. “Essas obras não podem mais ser postergadas sob pena de prejuízo para a população”, definiu.

Aeroporto Industrial

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, garantiu que dentro de 60 dias será realizada a licitação dos primeiros lotes do Aeroporto Indústria no entorno do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em uma área de 46 mil m², pertencente ao Estado, com investimento de R$ 10 milhões.

As obras do Aeroporto Industrial deverão ser concluídas até junho. Serão licitados nove lotes disponíveis para a instalação de empresas de tecnologia de ponta.

“Num prazo máximo de 60 dias, haverá as primeiras licitações em blocos do aeroporto indústria. É a primeira experiência que vamos estar praticando desse modelo nos aeroportos”,  explicou Murilo Barboza.

Transferência de voos

A transferência dos voos da Pampulha para Confins foi determinada em 13 de março de 2005, pela portaria nº 1891/DGAC do Departamento de Aviação Civil (DAC), com apoio da Infraero, do Governo de Minas e da Prefeitura de Belo Horizonte. Desde então, o movimento de passageiros no Aeroporto Internacional cresceu 1.200%, entre 2004 e 2009, saltando de 388 mil para 5,2 milhões ao ano. A previsão é que esse número chegue a nove milhões de pessoas/ano até o fim de 2011.

Assuntos Aeroportuários

O subsecretário de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde, anunciou que está em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei que prevê a criação da subsecretaria de Assuntos Aeroportuários de Minas Gerais.

“Essa subsecretaria terá a responsabilidade do gerenciamento e de se buscar uma otimização econômica dos aeroportos de Minas Gerais e uma combinação de esforços naqueles aeroportos que são administrados pela Infraero”, detalhou.

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